Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Bolema: Boletim de Educação Matemática
versão impressa ISSN 0103-636Xversão On-line ISSN 1980-4415
Resumo
DEDE, Yüksel. Por que a matemática é importante?: uma comparação entre professores de matemática turcos e alemães. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.44, pp.1171-1206. ISSN 1980-4415. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400005.
Este estudo é baseado nas informações obtidas no projeto "Values in Mathematics Teaching in Turkey and Germany [VMTG]" (Valores do ensino da Matemática na Turquia e Alemanha) feito nos últimos dois anos. O projeto VMTG compara professores de Matemática da Alemanha e da Turquia e os valores professados por seus alunos. O propósito do estudo é investigar o ponto de vista dos professores turcos e alemães sobre por que a Matemática é importante, e explorar os valores da Matemática que subsidiam suas opiniões. O estudo foi feito com professores de Matemática, sendo 9 turcos e 13 alemães. Mesmo sendo utilizadas várias formas de coleta de dados na pesquisa (ex.: observação de relatórios, questionátio de múltipla escolha e formulários de respostas abertas), apenas as informações obtidas em entrevistas semi estruturadas foram usadas como base de análise para este estudo. Os dados coletados foram submetidos a um constante método comparativo. Os resultados revelaram que duas grandes e distintas categorias surgiram: (1) o pensamento isolado e (2) o pensamento conectado. Ao final, seguem uma discussão, algumas recomendações e outras implicações educativas baseada nos resultados.
Palavras-chave : Valores; Valores da Matemática; Professores de Matemática alemães; Professores de Matemática turcos; Comparação.