SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número44Desenvolvimento de fatos numéricos em estudantes com transtornos de aprendizagemAssessing prospective secondary school teachers' biases in conditional probability reasoning índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Bolema: Boletim de Educação Matemática

versão impressa ISSN 0103-636Xversão On-line ISSN 1980-4415

Resumo

DEDE, Yüksel. Por que a matemática é importante?: uma comparação entre professores de matemática turcos e alemães. Bolema [online]. 2012, vol.26, n.44, pp.1171-1206. ISSN 1980-4415.  https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400005.

Este estudo é baseado nas informações obtidas no projeto "Values in Mathematics Teaching in Turkey and Germany [VMTG]" (Valores do ensino da Matemática na Turquia e Alemanha) feito nos últimos dois anos. O projeto VMTG compara professores de Matemática da Alemanha e da Turquia e os valores professados por seus alunos. O propósito do estudo é investigar o ponto de vista dos professores turcos e alemães sobre por que a Matemática é importante, e explorar os valores da Matemática que subsidiam suas opiniões. O estudo foi feito com professores de Matemática, sendo 9 turcos e 13 alemães. Mesmo sendo utilizadas várias formas de coleta de dados na pesquisa (ex.: observação de relatórios, questionátio de múltipla escolha e formulários de respostas abertas), apenas as informações obtidas em entrevistas semi estruturadas foram usadas como base de análise para este estudo. Os dados coletados foram submetidos a um constante método comparativo. Os resultados revelaram que duas grandes e distintas categorias surgiram: (1) o pensamento isolado e (2) o pensamento conectado. Ao final, seguem uma discussão, algumas recomendações e outras implicações educativas baseada nos resultados.

Palavras-chave : Valores; Valores da Matemática; Professores de Matemática alemães; Professores de Matemática turcos; Comparação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons