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Do Conceito à Prática da Autonomia do Professor de Matemática

From Concept to Practice of Autonomy of Mathematics Teacher

Resumo

O texto apresenta articulações teóricas e práticas de uma pesquisa de doutorado concluída que pretendeu fomentar discussões acerca das possibilidades do professor de Matemática no que se refere a ‘autonomia’, ao ‘cuidado de si’ segundo Michel Foucault (2010FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. 3 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. 506 p.). Apropriando-se do método da cartografia – mapeamento da subjetividade humana – realizou-se, durante o período de um ano, encontros semanais, com os professores de Matemática de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo possibilitando uma intervenção que buscou mapear as linhas de forças que circulavam neste espaço de diálogo e, consequentemente, discutir seus processos de subjetivação. Assim, acreditamos na possibilidade dos conceitos aqui apresentado produzirem novas formas de visibilidades na escola, gerando a possibilidade de constituir novos modos de existência, possíveis espaços de liberdade no presente.

Palavras-chave:
Filosofia da Diferença; Cuidado de si; Processos de subjetivação; Educação Matemática

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