SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número56Counting System Ethomatematics of Guarani Indigenous Tribes, Itaty, Settled at “Morro dos Cavalos”, and M'BiguaçuMediación Digital e Interdisciplinariedad: una Aproximación al Estudio de la Variación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Bolema: Boletim de Educação Matemática

versión impresa ISSN 0103-636Xversión On-line ISSN 1980-4415

Resumen

OCAMPO, Daniel Morin; SANTOS, Marcelli Evans Telles dos  y  FOLMER, Vanderlei. A Interdisciplinaridade no Ensino É Possível? Prós e contras na perspectiva de professores de Matemática. Bolema [online]. 2016, vol.30, n.56, pp.1014-1030. ISSN 0103-636X.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v30n56a09.

A abordagem interdisciplinar no ensino está em pauta há bastante tempo. Porém, como é a percepção epistemológica dos professores de Matemática sobre a prática interdisciplinar? Utilizamos declarações prós e contras da interdisciplinaridade escritas por 56 educadores e, sob a luz da análise textual discursiva, buscamos desvendar as formas como os professores entendem a prática interdisciplinar. Identificamos concepções simplificadas e rudimentares dos docentes pesquisados, constatamos que muitos professores apresentam concepções epistemológicas superficiais, o que traz certo receio de aceitar a prática interdisciplinar em seu cotidiano, seja por considerar que a Matemática seria desvalorizada ou por se sentirem isolados das demais áreas do conhecimento. Este estudo nos levou a acreditar que a formação inicial e continuada dos docentes, dentro da abordagem interdisciplinar, favoreceria a aceitação da interdisciplinaridade na escola por estes professores.

Palabras clave : Interdisciplinaridade; Concepções Epistemológicas; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )