Dificuldades sobre conteúdos de Estatística ou Probabilidade |
7 (17,50%) |
Dificuldades de estudantes e professores sobre Média Aritmética |
1 |
MARQUES/GUIMARÃES/GITIRANA (2011)MARQUES, M.; GUIMARÃES, G; GITIRANA, V. Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 725–745, dez. 2011.
|
Dificuldades de estudantes em Probabilidade e Estatística |
2 |
KATAOKA/VENDRAMINI/SILVA/OLIVEIRA (2011)KATAOKA, V. Y.; VENDRAMINI, C. M. M.; SILVA, C. B.; OLIVEIRA, M. H. P. Evidências de Validade de uma Prova de Letramento Estatístico: um estudo com estudantes universitários de cursos tecnológicos. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 873–895, dez. 2011.; SILVA/KATAOKA/CAZORLA (2011)SILVA, C. B.; KATAOKA, V. Y.; CAZORLA, I. M. Linguagem, Estratégia e Nível de Raciocínio de Variação dos Alunos do Ensino Fundamental II. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 515–536, ago. 2011.
|
Dificuldades de estudantes na interpretação de gráficos |
3 |
CARVALHO/CAMPOS/MONTEIRO (2011)CARVALHO, L. M. T. L.; CAMPOS, T. M. M.; MONTEIRO, C. E. F. Aspectos Visuais e Conceituais nas Interpretações de Gráficos de Linhas por Estudantes. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 679–700, dez. 2011.; CAVALCANTI/NATRIELLI/GUIMARÃES (2010)CAVALCANTI, M. R. G.; NATRIELLI, K. R. B.; GUIMARÃES, G. L. Gráficos na Mídia Impressa. BOLEMA, Rio Claro, v. 23, n. 36, p. 733–751, ago. 2010.; LIMA/SELVA (2013)LIMA, I. B.; SELVA, A. C. V. Jovens e Adultos Construindo e Interpretando Gráficos. BOLEMA, Rio Claro, v. 27, n. 45, p. 233–253, abr. 2013.
|
Dificuldades de estudantes no Teste de Hipóteses |
1 |
SEBASTIANI/VIALI (2011)SEBASTIANI, R. G.; VIALI, L. Teste de Hipóteses: uma análise dos erros cometidos por alunos de engenharia. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 835–854, dez. 2011.
|
Formação de Professores |
9 (22,50%) |
Formação continuada de professores |
3 |
AZCÁRATE/CARDENOS (2011)AZCÁRATE, P; CARDENOSO, J. M. La Ensenanza de la Estadística a través de Escenarios: implicación en el desarrollo profesional. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 789–810, dez. 2011.; COSTA/NACARATO (2011)COSTA, A., NACARATO, A. M. A Estocástica na Formação do Professor de Matemática: percepções de professores e de formadores. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 367–386, ago. 2011.; SANTOS/MAGINA (2008)SANTOS, S. S.; MAGINA, S. M. P. Estratégias de Interpretação Gráfica de uma Professora Polivalente ao Manipular Dados no Ambiente Computacional. BOLEMA, Rio Claro, v. 21, n. 29, p. 157–174, 2008.
|
Formação de formadores |
2 |
PAMPLONA/CARVALHO (2009)PAMPLONA, A. S.; CARVALHO, D. L. O Ensino de Estatística na Licenciatura em Matemática: a inserção do licenciando na comunidade de prática dos professores de Matemática. BOLEMA, Rio Claro, v. 22, n. 32, p. 47–60, 2009.; PAMPLONA/CARVALHO (2011)PAMPLONA, A. S.; CARVALHO, D. L. A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 351–366, ago. 2011.
|
Formação inicial de professores |
4 |
RUIZ/BATANERO/ARTEAGA (2011)RUIZ B.; BATANERO, C.; ARTEAGA, P. Vinculación de la Variable Aleatoria y Estadística en la Realización de Inferencias Informales por parte de Futuros Profesores. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 430–449, ago. 2011.; COSTA/PAMPLONA (2011)COSTA, W. N. G.; PAMPLONA, A. S.. Entrecruzando Fronteiras: a Educação Estatística na formação de professores de Matemática. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 897–911, dez. 2011.; SILVA (2011)SILVA, M. A. A Presença da Estatística e da Probabilidade no Currículo Prescrito de Cursos de Licenciatura em Matemática: uma análise do possível descompasso entre as orientações curriculares para a Educação Básica e a formação inicial do professor de Matemática. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 747–764, dez. 2011.; LOPES (2013)LOPES, C. E. Educação Estatística no Curso de Licenciatura em Matemática. BOLEMA, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 901–915, dez. 2013.
|
Ensino de Probabilidade e Estatística por meio de recursos ou propostas |
15 (37,50%) |
Perspectiva cultural |
1 |
CONTI; CARVALHO (2011)CARVALHO, L. M. T. L.; CAMPOS, T. M. M.; MONTEIRO, C. E. F. Aspectos Visuais e Conceituais nas Interpretações de Gráficos de Linhas por Estudantes. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 679–700, dez. 2011.
|
Promover aprendizagem de conceitos e procedimentos estatísticos e/ou probabilísticos |
11 |
SANTOS/GRANDO (2011)SANTOS, J. A. F. L.; GRANDO, R. C. O Movimento das Ideias Probabilísticas no Ensino Fundamental: análise de um caso. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 561–584, ago. 2011.; LOPES (2014)LOPES, C. E. As Narrativas de Duas Professoras em seus Processos de Desenvolvimento Profissional em Educação Estatística. BOLEMA, Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 841–856, dez. 2014.; CAMPOS et al (2011)CAMPOS, C. R.; JACOBINI, O. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; FERREIRA, D. H. L. Educação Estatística no Contexto da Educação Crítica. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 473–494, ago. 2011.; MENDONÇA/LOPES (2011)MENDONÇA, L. O.; LOPES, C. E. Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 701–724, dez. 2011.; ANDRADE/WODEWOTZKI (2009)ANDRADE, M. M.; WODEWOTZKI, M. L. L. Ensino e Aprendizagem de Estatística por meio da Modelagem Matemática: uma investigação com o ensino médio (Resumo de Dissertação). BOLEMA, Rio Claro, v. 22, n. 32, p. 1–2, 2009.; CAMPOS/WODEWOTZKI (2008)CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L. A Educação Estatística: uma investigação acerca dos aspectos relevantes à didática da Estatística em cursos de graduação (Resumo de Tese). BOLEMA, Rio Claro, v. 21, n. 29, p. 1–2, 2008.; COUTINHO/SILVA/ALMOULOUD (2011)COUTINHO, C. Q. S.; SILVA, M. J. F.; ALMOULOUD, S. A. Desenvolvimento do Pensamento Estatístico e sua Articulação com a Mobilização de Registros de Representação Semiótica. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 495–514, ago. 2011.; LOPES/REZENDE (2010)LOPES, J. M.; REZENDE, J. C. Um Novo Jogo para o Estudo do Raciocínio Combinatório e do Cálculo de Probabilidade. BOLEMA, Rio Claro, SP, v. 23, n. 36, p. 657–682, ago. 2010.; LOPES (2011)LOPES, J. M. Uma Proposta Didático-Pedagógica para o Estudo da Concepção Clássica de Probabilidade. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 607–628, ago. 2011.; CAZORLA/GUSMÃO/KATAOKA (2011)CAZORLA, I. M.; GUSMÃO, T. C.; KATAOKA, V. Y. Validação de uma Sequência Didática de Probabilidade a partir da Análise da Prática de Professores, sob a Ótica do Enfoque Ontossemiótico. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 537–560, ago. 2011.; SOUZA JUNIOR/CAMPOS (2011)SOUZA JUNIOR, A. J.; CAMPOS, S. G. V. B. Trabalho de Projetos no Processo de Ensinar e Aprender Estatística na Universidade. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 413–429, ago. 2011.
|
Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação |
3 |
SOUZA/LOPES (2011)SOUZA, L. O.; LOPES, C. E. O Uso de Simuladores e a Tecnologia no Ensino da Estocástica. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 659–677, dez. 2011.; NAGAMINE et al (2011)NAGAMINE, C. M. L.; HENRIQUES, A.; UTSUMI, M. C.; CAZORLA, I. M. Análise Praxeológica dos Passeios Aleatórios da Mônica.
BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 451–472, ago. 2011.; LIRA; MONTEIRO (2011)LIRA, O. C. T.; MONTEIRO, C. E. F. Interpretação de Dados a partir da Utilização de Ferramentas do Software TinkerPlots. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 765–788, dez. 2011.
|
Compreensão e reflexão sobre a área de Educação Estatística |
9 (22,50%) |
Caracterização de docentes responsáveis pelo ensino de Estatística no país |
1 |
ARA; LOUZADA (2012)ARA, A.; LOUZADA, F. Descrição de algumas das dimensões que compõem o Perfil do Corpo Docente dos Departamentos de Estatística do Brasil. BOLEMA, Rio Claro, v. 26, n. 42A, p. 23–38, abr. 2012.
|
Governamento e Curricularização do Saber Estatístico |
1 |
BELLO; TRAVERSINI (2011)BELLO, S. E. L.; TRAVERSINI, C. S. Saber Estatístico e sua Curricularização para o Governamento de Todos e de Cada Um. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 855–871, dez. 2011.
|
Metacompreensão do Ensino de Probabilidade e Estatística |
1 |
MENEGHETTI; BATISTELA; BICUDO (2011)MENEGHETTI, R. C. G.; BATISTELA, R. F.; BICUDO, M. A. V. A Pesquisa sobre o Ensino de Probabilidade e Estatística no Brasil: um exercício de metacompreensão. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 811–833, dez. 2011.
|
Reflexões sobre o processo ensino- aprendizagem |
3 |
OLIVEIRA JÚNIOR (2011)OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. Reflexão sobre as Características Sócio-Demográficas, Educacionais, do uso de Tecnologias e das Práticas Docentes de Professores de Estatística no Ensino Superior no Brasil. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 387–412, ago. 2011.; FERNANDES/CARVALHO/CORREIA (2011)FERNANDES, J. A.; CARVALHO, C. F.; CORREIA, P. F. Contributos para a Caracterização do Ensino da Estatística nas Escolas. BOLEMA, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 585–606, ago. 2011.; BORBA; ROCHA; AZEVEDO (2015)BORBA, R. E. S. R.; ROCHA, C. A.; AZEVEDO, J. Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica. BOLEMA, Rio Claro, v. 29, n. 53, p. 1348–1368, dez. 2015.
|
Conhecimento dos Professores (Conteúdo e Didática) |
3 |
BARAGUÉS; MORAIS; GUISASOLA (2015)BARRAGUÉS, J. I.; MORAIS, A.; GUISASOLA, J. Aspectos Epistemológicos, Históricos y Didáticos del Conocimiento Profesional del Profesorado Universitario de Probabilidad. BOLEMA, Rio Claro, v. 29, n. 51, p. 183–205, abr. 2015.; QUINTAS; FERREIRA; OLIVEIRA (2015)QUINTAS, S. M. O.; FERREIRA, R. A. O. F. T.; OLIVEIRA, H. M. A. P. O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados. BOLEMA, Rio Claro, v. 29, n. 51, p. 284–306, abr. 2015.; VÁSQUEZ; ALSINA (2015)VÁSQUES, C.; ALSINA, Á. Conocimiento Didáctico-Matemático del Profesorado de Educación Primaria sobre Probabilidad: diseno, construcción y validación de un instrumento de evaluación. BOLEMA, Rio Claro, v. 29, n. 52, p. 681–703, ago. 2015.
|