Acessibilidade / Reportar erro

Conexões Matemáticas entre Professores em Cyberformação Mobile: como se mostram?

Mathematical Connections among Teachers in Mobile Cybereducation: how do they show themselves?

Resumo

Essa pesquisa objetivou investigar como professores em Cyberformação mobile estabelecem conexões matemáticas entre os pares. Para tanto foi proporcionado uma formação baseada na concepção de Cyberformação com professores de matemática (ROSA, 2015ROSA, M. Cyberformação com Professores de Matemática: interconexões com experiências estéticas na cultura digital. In: ROSA, M.; BAIRRAL, M. A.; AMARAL, R. B. (Org). Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação Matemática: pesquisas contemporâneas. São Paulo: Livraria da Física, 2015, p. 57-96.), a qual considera as Tecnologias Digitais (TD) no contexto da Educação Matemática como partícipes do movimento de produção do conhecimento. Além disso, no caso da Cyberformação mobile, esse movimento de produção do conhecimento é suscitado, propositalmente, de maneira “informal” por meio do smartphone, em consonância com as redes sociais. Nesse sentido, foram disponibilizados smartphones para o acesso móvel a essas plataformas online, enquanto os participantes encontravam-se dispersos geograficamente. Sob esse viés, entendemos o “ser/participante” sendo/estando conectado a um dispositivo móvel e isso nos enlaça à corporeidade desses participantes na perspectiva de Merleau-Ponty (2011)MERLEAU-PONTY, M. Fenomenología da Percepção. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011., apontando como resultado que os professores estabelecem conexões matemáticas entre os pares, plugados hipertextualmente de forma ubíqua. Essa perspectiva sugere o ato de formar-se com TD que acontece a todo o momento e em todo lugar, de forma que o recurso tecnológico se torna parte de nós, ampliando/potencializando as conexões matemáticas feitas de forma compartilhada.

Palavras-chave:
Formação de Professores; M-learning; Ensino de Cálculo Diferencial; Redes Sociais

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com