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Práticas Algébricas no Contexto de Projetos Pedagógicos de Modelagem

Prácticas Algebraicas en Contexto de Proyectos Pedagógicos de Modelación

Resumo

Apresentamos uma análise do processo de constituição de práticas algébricas no contexto de projetos pedagógicos de modelagem -PPM-. Partimos da ideia de que as práticas algébricas indicam um conjunto de ações orientadas ao tratamento analítico de quantidades indeterminadas, mas, no contexto dos PPM, se constituem mediante a coordenação de processos de covariação espaço–temporal das quantidades intencionalmente escolhidas, com formas de correlação próprias das estruturas conceituais invariantes que tendem a experimentar um caráter “a-espacial” e “atemporal”. Seguindo as ideias da teoria da atividade (ENGESTRÖM, 1999ENGESTRÖM, Y. Activity theory and individual and social transformation. In: ENGESTRÖM, Y.; MIETTINEN, R.; PUNAMAKI, R.L. (ed). Perspectives on activity theory. United States of America: Cambridge Unversity Press, 1999. p. 19-38.; LEONTIEV, 1978LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: ediciones ciencias del hombre, 1978.; VYGOTSKY, 1981VYGOTSKY, L. The instrumental method in psychology. In: WERTSCH, J. (Org.). The concept of activity in Soviet psychology. Sharpe ed. Armonk, N. Y.: [s.n.], 1981. p. 134-143.) e do construto teórico de Seres-Humanos-Com-Mídias (BORBA; VILLARREAL, 2005BORBA, M.; VILLARREAL, M. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation. United State of America: Springer, 2005.) consideramos que tal coordenação se desenvolve como um processo interativo de atores humanos (alunos e professor) e não humanos (artefatos culturais) que entram em atividade de modelagem e imbricam, na singularidade de suas ações, diferentes possibilidades de covariação e correlação. Concluímos que o caráter algébrico das práticas se dá mediante a configuração de uma zona de confluência de significação variacional/particular e correlacional/geral através do uso de diferentes formas de representação simbólicas. O processo é exemplificado mediante um dos momentos desenvolvidos por um grupo de alunos de Biologia da UNESP/Campus Rio Claro, estado de São Paulo, Brasil, quando foram convidados a desenvolver projetos de modelagem em uma disciplina de Matemática no segundo semestre do ano de 2013.

Palavras-chave:
Projetos Pedagógicos de Modelagem; Mediação Artefatual; Variação; Álgebra escolar

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