Resumo
Apresentamos uma análise do processo de constituição de práticas algébricas no contexto de projetos pedagógicos de modelagem -PPM-. Partimos da ideia de que as práticas algébricas indicam um conjunto de ações orientadas ao tratamento analítico de quantidades indeterminadas, mas, no contexto dos PPM, se constituem mediante a coordenação de processos de covariação espaço–temporal das quantidades intencionalmente escolhidas, com formas de correlação próprias das estruturas conceituais invariantes que tendem a experimentar um caráter “a-espacial” e “atemporal”. Seguindo as ideias da teoria da atividade (ENGESTRÖM, 1999ENGESTRÖM, Y. Activity theory and individual and social transformation. In: ENGESTRÖM, Y.; MIETTINEN, R.; PUNAMAKI, R.L. (ed). Perspectives on activity theory. United States of America: Cambridge Unversity Press, 1999. p. 19-38.; LEONTIEV, 1978LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: ediciones ciencias del hombre, 1978.; VYGOTSKY, 1981VYGOTSKY, L. The instrumental method in psychology. In: WERTSCH, J. (Org.). The concept of activity in Soviet psychology. Sharpe ed. Armonk, N. Y.: [s.n.], 1981. p. 134-143.) e do construto teórico de Seres-Humanos-Com-Mídias (BORBA; VILLARREAL, 2005BORBA, M.; VILLARREAL, M. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation. United State of America: Springer, 2005.) consideramos que tal coordenação se desenvolve como um processo interativo de atores humanos (alunos e professor) e não humanos (artefatos culturais) que entram em atividade de modelagem e imbricam, na singularidade de suas ações, diferentes possibilidades de covariação e correlação. Concluímos que o caráter algébrico das práticas se dá mediante a configuração de uma zona de confluência de significação variacional/particular e correlacional/geral através do uso de diferentes formas de representação simbólicas. O processo é exemplificado mediante um dos momentos desenvolvidos por um grupo de alunos de Biologia da UNESP/Campus Rio Claro, estado de São Paulo, Brasil, quando foram convidados a desenvolver projetos de modelagem em uma disciplina de Matemática no segundo semestre do ano de 2013.
Palavras-chave:
Projetos Pedagógicos de Modelagem; Mediação Artefatual; Variação; Álgebra escolar