Resumo
Neste artigo, apresentamos um recorte de um estudo sobre as relações pessoais de um grupo de estudantes do Ensino Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, submetidos a um Percurso de Estudo e Pesquisa - PEP. Focamos aqui no processo de implementação e experimentação do PEP e a análise dos gestos didáticos encontrados durante este processo. Sendo a engenharia didática de tipo PEP um constructo teórico da Teoria Antropológica do Didático - TAD, consideramos aqui elementos dessa teoria que fundamentaram teoricamente a pesquisa, em particular, as noções relação pessoal, praxeologia e as dialéticas. A pesquisa foi de natureza qualitativa e a experimentação do PEP foi realizada com noventa estudantes de uma universidade particular do estado de São Paulo em oito sessões de uma hora cada. Como resultado, observamos que, em função da nova metodologia utilizada, as noções do domínio da Matemática Financeira foram tratadas pelos estudantes como ferramentas integradas a outras disciplinas, o que não corresponde à forma de desenvolvimento habitual do curso.
Palavras-chave:
Percurso de Estudo e Pesquisa; Relação Pessoal; Matemática Financeira