Resumo
O presente trabalho é parte de uma dissertação de mestrado e tem o objetivo de mostrar como a Matemática está inserida em um contexto discursivo que constitui sujeitos. Para isso, escolhemos a obra O Homem que Calculava, de Malba Tahan, delimitando seu contexto para um aspecto que vai além da Matemática por si só: a relação mulher-matemática. O referencial utilizado para o entendimento do que é mulher foi da pesquisadora Judith Butler, a qual compreende que é uma categoria produzida. À luz da análise do discurso de Michel Foucault, trazemos nas análises elementos a fim de compreender quais relações de gênero são estabelecidas a partir da Matemática como discurso ao longo da obra e como a mulher torna-se mulher em um jogo discursivo. Os resultados dessa análise explanam as “práticas de si” da categoria mulher diante da Matemática e sugerem que Telassim (personagem mulher da obra de Tahan) representa, independentemente do contexto histórico ou cultural, muitas mulheres que são silenciadas frente ao campo científico.
Palavras-chave:
O Homem que Calculava; Malba Tahan; Educação Matemática; Análise do Discurso; Gênero