Pega-Caixa
|
[2] _Quantas bolinhas tu acha que tem nessa caixa aqui? _(pega a caixa com ponto de interrogação e sacode perto do próprio ouvido) Duas, não, três. _Duas ou três? Só vale uma. _Duas (Entrevista com aluno 2, 2018). [6] _Quantas bolinhas deve ter nessa caixinha aqui? _Deve ter acho que umas três. _Como é que tu sabe que é três? _Por causa do peso que a gente sente (Entrevista com aluno 6, 2018). [8] _Aqui tem quatro bolinhas de argila, e nesta aqui eu não sei. _Duas! _Como é que tu sabe que é duas? _É que eu também balancei olha (e balança a caixa com ponto de interrogação), não uma só. _Uma ou duas? O que tu acha? _Ah, são duas. _Mas teve colegas teus que disseram que tem três, tu acha que eles tão certos ou tão errados? _Acho que alguns tão certos e outros tão errados. _Quem tá errado? quem disse que tem três ou quem disse que tem dois? _Acho que tem duas. _Esta é tua resposta final, duas? _Sim. (Entrevista com aluno 8, 2018). [9] _Aqui tem quatro, quantas tu acha que tem aqui? _Uma. _Como é que tu sabe que tem uma? _(balança a caixa próximo do ouvido) Por causa do peso, dá para ver que é uma. _Tu fez as contas? Tem colega teu que disse que tem mais. _Não, eu acho que tem uma. Não tem duas. _Pelo barulho? _Sim. (Entrevista com aluno 9, 2018). [10] _Quanto tu acha que tem nessa caixinha? _(balança a caixinha próximo ao ouvido) Uns dois. _Por que tu acha que tem dois? _Porque eu acabei de empurrar para cá e eu acho que tem dois. _Tá bom, teve colega teu dizendo que deu um, teve colega dizendo que deu três, tu acha que tem dois? _Eu acho que tem dois (Entrevista com aluno 10, 2018). [12] _Quantas bolinhas tem aqui (apontando para a caixa com a interrogação no rótulo)? _Quatro. _Como tu sabe que é quatro? _Não, não sei. Pelo peso. Eu posso ver o tamanho dessa? _Pode pegar, só não pode abrir. _(balança a caixa próximo do ouvido) É uma bolinha, mas é grande. (Entrevista com aluno 12, 2018). [13] _Quantas bolinhas tu acha que tem nessa caixa aqui? _Acho que tem umas cinco. _É por causa do peso da caixa? _Sim. Não, tem nove. _Cinco ou nove? _Não sei (Entrevista com aluno 13, 2018). [14] _Aqui tem uma, aqui tem duas, aqui tem três e aqui eu não sei, quantas tu acha que tem aqui? _Pode fazer isso? (balançando a caixa). _Pode. _Quatro. _Pelo peso? _É. _Tu fez alguma conta? _Não (Entrevista com aluno 14, 2018). [16] _Aqui tem uma, aqui tem três e aqui tem duas, quantas tu acha que tem aqui? _Quatro. _ Como é que tu sabe que é quatro? _Pelo peso. _Tu pegou a caixinha e sentiu o peso? _É mais pesada que essa (pega a caixa com três no rótulo). Dessas aqui ela é a mais pesada. _Mas poderia ser cinco, não é? Tem certeza que é quatro? (o participante testa todas as caixas e compara os pesos). _Não parece ter três. Não, aqui tem cinco (Entrevista com aluno 16, 2018). [17] _Quantas tu acha que tem nessa caixa? _Uma, não, deixa eu vê. Três. _Por que três? _Pelo peso. (e depois o participante confere todas as caixas). _E aí, quanto tu acha que tem? _Quatro (Entrevista com aluno 17, 2018). [18] _Aqui tem uma, aqui tem duas e aqui tem três, quantas tu acha que tem aqui. _Quatro. _Como é que tu sabe que tem quatro? _Ah, não sei, eu acho que tem quatro. _Foi pelo peso, como é que foi? _Foi pelo peso. _Tu fez alguma conta? _Não (Entrevista com aluno 18, 2018). [19] _Quantas bolinhas tu acha que tem nessa daqui? _Três. _Tu fez alguma conta, alguma coisa assim? Ou tu tá mais ou menos vendo o peso da caixa? _Quando eu peguei a três, eu vi o peso que ela era, daí eu peguei essa aqui e vi que era o mesmo peso da três. _E se eu te dissesse que dá para fazer alguma conta para saber quanto tem aqui exatamente, que conta tu faria? _Não sei (Entrevista com aluno 19, 2018). [20] _Quantas bolinhas tu acha que tem aqui dentro? _Quatro. _Como é que tu sabe que é quatro? _Porque deu para ver a diferença que tem aqui, chegava a quase quatrocentos (medida na balança), e quando tem aquele três não chegava. _Então tu viu pelo peso aqui na balança? _É (Entrevista com aluno 20, 2018). [21] _Quantas tu acha que tem aqui? _Hã, cinco. _Por que tu acha que tem cinco? _Porque eu acho. _Que conta tu tá fazendo, tu tá fazendo alguma conta? _Pelo peso. _Tu acha que esse aqui é mais pesado do que os outros? _É. (Entrevista com aluno 21, 2018). [22] _Quanto vale esse aqui (apontando para a caixa com número desconhecido de bolinhas de argila)? _Tudo junto, tem seis. _Tudo junto? _É. _Tu fez o que? Três mais dois mais um? _É, não sei. _Tu pode ver pelo peso, quantas tem nessa aqui, só (apontando para a caixa com valor desconhecido)? (o participante se mostra pensativo). _Tu pode ver pelo peso, pode pegar as caixas. (o participante pega as caixas e testa os pesos). _Acho que aqui tem duas. Não, acho que tem uma. Uma. (Entrevista com aluno 22, 2018). [24] _Quantas tu acha que tem nessa aqui? _Quatro. _Como é que tu sabe que é quatro? Tu fez alguma conta? É pelo peso? Tu pode pegar, se tu quiser, as caixinhas. _É, quatro, ou cinco. _Tu tá em dúvida pelo peso? _É, pode ser. _Teve colega teu que disse que dá menos. Tu acha que eles tão errados? _Não sei, eu acho que sim. _Então quantas tu acha que tem aqui? Quatro ou cinco? _Cinco. (Entrevista com aluno 24, 2018). |