SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Root caries prevalence in a group of Brazilian adult dental patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440

Abstract

CURY, Jaime Aparecido; MARQUES, Aline Soler; TABCHOURY, Cíntia Pereira Machado  and  DEL BEL CURY, Altair Antoninha. Composition of dental plaque formed in the presence of sucrose and after its interruption. Braz. Dent. J. [online]. 2003, vol.14, n.3, pp. 147-152. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402003000300001.

Desde que os reservatórios de flúor (F), cálcio (Ca) e fósforo inorgânico (Pi) na placa dental são suscetíveis a quedas de pH, este estudo in situ cruzado foi conduzido para testar a hipótese de que baixas concentrações destes íons na placa, formada na presença de sacarose, poderiam ser atribuídas simplesmente à fermentação deste açúcar. Onze voluntários utilizaram dispositivos palatinos contendo seis blocos de esmalte dental humano durante duas fases. Em cada fase os tratamentos foram solução de sacarose a 20% ou água destilada deionizada, que foram gotejadas sobre os blocos 8 vezes ao dia. Após 28 dias, em cada fase, a placa dental formada sobre dois blocos foi coletada, o tratamento foi invertido e após um tempo adicional de 24 e 48 horas, o biofilme formado foi coletado dos outros blocos. A concentração de F, Ca e Pi solúvel em ácido e a concentração de polissacarídeo insolúvel (PI) foram determinadas na placa dental. Concentrações estatisticamente menores de F, Ca e Pi, e uma concentração maior de PI foram encontradas no biofilme de 28 dias formado na presença de sacarose do que na sua ausência; após a inversão do tratamento a mudança no F, Ca e Pi não foi estatisticamente significante, mas a concentração de PI mudou significativamente. A hipótese foi rejeitada porque a mudança na concentração de F, Ca e Pi não é devida à fermentação da sacarose.

Keywords : caries; dental plaque; fluoride; polysaccharide; sucrose.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English