SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Effect of cement types on the tensile strength of metallic crowns submitted to thermocyclingInterpretation of mandibular condyle fractures using 2D- and 3D-computed tomography author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440

Abstract

COSTA, Heloisa Módena Ferreira da; RODRIGUES, Renata Cristina Silveira; MATTOS, Maria da Glória Chiarello de  and  RIBEIRO, Ricardo Faria. Evaluation of the adaptation interface of one-piece implant-supported superstructures obtained in Ni-Cr-Ti and Pd-Ag alloys. Braz. Dent. J. [online]. 2003, vol.14, n.3, pp. 197-202. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402003000300011.

Várias formulações de ligas alternativas têm sido propostas para a substituição das ligas áureas na Odontologia. Recentemente foi lançada uma liga à base de Ni-Cr-Ti. O propósito deste trabalho foi verificar a adaptação marginal de supra-estruturas de próteses implanto-suportadas obtidas em liga de Ni-Cr-Ti, comparada às obtidas em liga seminobre de Pd-Ag. Foram confeccionadas 8 supra-estruturas de cada liga, sobre 4 implantes na região anterior da mandíbula. As supra-estruturas foram posicionadas e o parafuso de fixação do implante #1 foi apertado com carga de 20Ncm num torquímetro, ficando os demais desparafusados (teste de Sheffield). A desadaptação (em mm) foi medida num medidor óptico tridimensional, nas faces vestibular e lingual de cada implante. Os dados foram submetidos à análise estatística pela análise de variância e teste complementar de Tukey em nível de 5%. Na análise dos dados foram encontradas diferenças significantes para os fatores material, em nível de 5% (p<0.05), com melhores resultados para estruturas em Ni-Cr-Ti, e implantes, em nível de 1% (p<0.01). Não houve diferença significante para o fator posição e para as interações entre fatores (p>0.05). Com base na análise dos dados pode-se concluir que a liga de Ni-Cr-Ti possibilita a obtenção de supra-estruturas implanto-suportadas em monobloco com desadaptação menor se comparada à das obtidas em liga de Pd-Ag, tradicionalmente indicada para esta situação. Testes adicionais poderão atestas a superioridade da liga de Ni-Cr-Ti.

Keywords : chromium alloys; titanium; implants.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English