SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Biocompatibility of EDTA, EGTA and citric acidUse of vitamin C in delayed tooth replantation índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Brazilian Dental Journal

versión impresa ISSN 0103-6440

Resumen

HOLLAND, Roberto et al. Influence of apical patency and filling material on healing process of dogs' teeth with vital pulp after root canal therapy. Braz. Dent. J. [online]. 2005, vol.16, n.1, pp. 9-16. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402005000100002.

Foi propósito deste trabalho observar o processo de reparo de dentes de cães após obturação dos canais com dois cimentos diferentes, fazendo ou não a patência apical. Após uma sobreinstrumentação, os canais receberam um curativo de uma solução de corticosteróide-antibiótico por 7 dias, com o objetivo de obter invaginação de tecido conjuntivo para dentro dos canais. Após esse período, esse tecido foi totalmente removido em metade dos casos (grupos com patência apical) e preservados no restante dos casos (grupos sem patência apical). Os canais foram obturados pela técnica da condensação lateral empregando um cimento a base de hidróxido de cálcio (Sealer Plus) ou um cimento de Grossman (Fill Canal). Os animais foram sacrificados por overdose anestésica 60 dias após o tratamento endodôntico e as peças anatômicas foram obtidas e preparadas para análise histológica. Os dados obtidos foram analisados com base em diversos parâmetros histomorfológicos. Os resultados foram melhores nos grupos sem patência apical (p=0,01) do que nos grupos com patência. Dentre os cimentos estudados, os melhores resultados foram observados com o cimento Sealer Plus (p=0,01). Em conclusão, tanto a patência apical (presença ou ausência) quanto o tipo de material obturador de canal influíram no processo de reparo apical de dentes de cães com polpas vitais após tratamento endodôntico. O emprego de um cimento a base de hidróxido de cálcio em dentes sem patência apical promoveu os melhores resultados, dentre as condições experimentais propostas.

Palabras llave : apical patency; endodontic sealer; root canal treatment.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés