SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Clinical evaluation of interocclusal recording materials in bilateral free end casesComparative study of MTA and other materials in retrofilling of pulpless dogs' teeth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440

Abstract

ECONOMIDES, Nickolaos et al. Comparative study of the sealing ability of a polydimethylsiloxane-based root canal sealer. Braz. Dent. J. [online]. 2005, vol.16, n.2, pp. 145-148. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402005000200011.

O objetivo deste estudo foi comparar a capacidade de selamento de três cimentos endodônticos, RSA (cimento à base de silicone), Endion (cimento à base de ionômero de vidro) e Topseal (cimento à base de resina epóxica), com e sem remoção de smear layer. Noventa dentes humanos extraídos foram selecionados e distribuídos em 6 grupos (n=15), de acordo com os seguintes protocolos: em 3 grupos, a smear layer foi mantida e os canais radiculares foram obturados com cones de guta-percha e com os cimentos RSA, Endion e Topseal, respectivamente. Nos outros 3 grupos, a smear layer foi removida e os canais radiculares foram obturados da mesma forma. A microinfiltração foi avaliada aos 7 dias, 1 mês e 2 meses, utilizando o sistema de transporte de fluído. Os resultados foram expressos em µL/24 h. Os dados foram analisados estatisticamente por meio dos testes não-paramétricos de Kruskall-Wallis e Mann-Whitney. Os resultados demonstraram que o grupo obturado com Topseal sem smear layer apresentou infiltração significativamente menor (p<0.05) que o grupo obturado com cimento RSA sem smear layer, em todos os períodos avaliados. Não houve diferença estatisticamente significante (p>0.05) entre os outros grupos, nos intervalos de avaliação estabelecidos. Os achados deste estudo demonstraram que o cimento à base de silicone (RSA) não apresentou melhor capacidade de selamento que os outros cimentos, na presença ou ausência de smear layer. Dentre os cimentos endodônticos avaliados, o Topseal apresentou os menores valores de microinfiltração.

Keywords : microleakage; smear layer; root canal sealer.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English