SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Surface roughness of a dental ceramic after polishing with different vehicles and diamond pastesEstrogen deficiency and periodontal condition in rats: a radiographic and macroscopic study índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Brazilian Dental Journal

versión impresa ISSN 0103-6440

Resumen

SARTORI, Evandro Afonso; SCHMIDT, Caroline Bom; WALBER, Luiz Fernando  y  SHINKAI, Rosemary Sadami Arai. Effect of microwave disinfection on denture base adaptation and resin surface roughness. Braz. Dent. J. [online]. 2006, vol.17, n.3, pp. 195-200. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402006000300004.

Este estudo avaliou o efeito de métodos de desinfecção [desinfecção química (imersão em solução clorada 100 ppm) ou desinfecção por microondas (690 W por 6 min)] na adaptação interna de bases de próteses totais e na rugosidade superficial da resina. Para o teste de adaptação, 18 bases superiores foram duplicadas a partir de um modelo-mestre metálico e submetidas aos seguintes tratamentos: 1) controle (sem desinfecção), 2) desinfecção química ou 3) desinfecção por microondas. Os procedimentos de desinfecção foram realizados duas vezes (T1, T2) com intervalo de 7 dias. A adaptação interna foi medida no baseline (T0), após T1 e T2 por pesagem de um filme de silicona de adição que reproduzia o espaço entre base de resina e modelo-mestre. Para a rugosidade superficial, 60 espécimes retangulares (5x10x40 mm) receberam polimento mecânico ou químico e foram submetidos aos tratamentos de desinfecção. A rugosidade superficial (Ra) foi registrada após o polimento (T0) e após T1 e T2. Os dados foram analisados por ANOVA GLM para medições repetidas e teste de Bonferroni com nível de significância de 5%. As bases submetidas à desinfecção por microondas tiveram aumento gradual de desadaptação, enquanto que as bases imersas em solução clorada não diferiram do grupo controle. A rugosidade superficial aumentou nos grupos de polimento mecânico e desinfecção por microondas e diminuiu nos grupos de polimento químico.

Palabras llave : acrylic resin; complete dentures; microwave disinfection; internal adaptation; surface roughness.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés