SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Residual antibacterial activity of chlorhexidine digluconate and camphorated p-monochlorophenol in calcium hydroxide-based root canal dressings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440

Abstract

OLIVEIRA, Marília Gerhardt de et al. Comparative chemical study of MTA and portland cements. Braz. Dent. J. [online]. 2007, vol.18, n.1, pp. 3-7. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402007000100002.

O cimento Portland tem sido analisado e comparado com o agregado trióxido mineral (MTA) devido a sua similaridade química. Dada à possibilidade de uso na Odontologia como uma alternativa menos onerosa ao MTA, realizou-se uma análise comparativa dos componentes do cimento Portland (Votoran®) com os constituintes de dois cimentos MTA (Pro-Root-MTA e Angelus®-MTA). Para tanto, foram confeccionados 12 corpos-de-prova de cada um dos materiais (n=36), e estes foram analisados em microscopia eletrônica de varredura (MEV) pela técnica de espectroscopia por dispersão de energia (EDS), que fornece o percentual dos componentes químicos encontrados nos corpos-de-prova. As médias dos elementos químicos encontrados nos três cimentos foram comparadas por meio de análise estatística descritiva. O bismuto estava presente somente nos cimentos MTA. Concluiu-se que os cimentos testados apresentaram similaridade em seus constituintes, o que indica, considerando-se a composição, a possibilidade de futura utilização clínica do cimento Portland como alternativa ao MTA.

Keywords : MTA; Portland cement; spectroscopy; scanning electron microscopy.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English