SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número5Rehabilitation of severely resorbed edentulous mandible using the modified visor osteotomy techniqueMandibular periosteal (juxtacortical) chondrosarcoma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Dental Journal

versão impressa ISSN 0103-6440

Resumo

SOARES, Lanuce Rosa et al. Diagnosis and root canal treatment in a mandibular premolar with three canals. Braz. Dent. J. [online]. 2009, vol.20, n.5, pp. 424-427. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402009000500012.

O presente artigo teve como objetivo a apresentação de um caso clínico de um segundo pré-molar inferior esquerdo com três canais com três forames distintos. Paciente de 39 anos de idade, leucoderma, relatava dor inicialmente estimulada ao frio e posteriormente dor espontânea no referido dente. No exame intraoral foi constatada restauração de amálgama fraturada e cárie oclusal. Os testes de sensibilidade à percussão e ao frio (Endo-Frost) foram positivos. O exame radiográfico evidenciou a presença de duas raízes. O diagnóstico provável foi de pulpite aguda. Após o preparo de acesso à câmara pulpar notou-se a presença de teto remanescente e um leve sangramento, sendo possível localizar um terceiro canal na região lingual. O tratamento endodôntico foi realizado em uma única sessão, com auxílio do localizador apical Root ZX, e o preparo biomecânico com sistema rotatório com limas de NiTi K3 com diâmetro cirúrgico correspondente ao instrumento .02/45 nos três canais, e a solução química auxiliar hipoclorito de sódio 1%. A obturação foi realizada por condensação lateral de guta-percha e cimento Sealer26. Durante o período de proservação de 1 ano, o dente apresentou-se clinicamente assintomático com reparação dos tecidos periapicais observada radiograficamente. Alterações internas devem ser consideradas durante tratamento endodôntico em segundos pré-molares inferiores. O correto diagnóstico destas alterações por meio da análise de radiografias pré-operatórias podem auxiliar na localização de dois ou mais canais, evitando dessa maneira o insucesso do tratamento a ser realizado.

Palavras-chave : dental pulp cavity; dental pulp diseases; endodontic; root canal therapy.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês