SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número6Comparison of silorane and methacrylate-based composite resins on the curing light transmissionPatient with Down syndrome and implant therapy: a case report índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Dental Journal

versão impressa ISSN 0103-6440

Resumo

ALENCAR, Ana Helena Gonçalves de et al. Procedural errors during root canal preparation using rotary NiTi instruments detected by periapical radiography and cone beam computed tomography. Braz. Dent. J. [online]. 2010, vol.21, n.6, pp. 543-549. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402010000600011.

O objetivo deste estudo foi determinar erros de procedimentos ocorridos durante o preparo de canais radiculares após o uso de instrumentos de níquel-titânio (NiTi) acionados a motor, avaliados por dois métodos de exame por imagens. Quarenta molares humanos extraídos, superiores e inferiores, foram aleatoriamente divididos em dois grupos e tratados por dois especialistas em Endodontia (n=10) e dois estudantes de Odontologia (n=10). O sistema rotatório ProTaper UniversalTM foi usado para preparar os canais radiculares e, a seguir estes foram obturados com cimento AH PlusTM e guta percha. Radiografias periapicais (RP) e tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) foram obtidas e avaliadas por dois examinadores para verificar a ocorrência de erros de procedimentos (instrumentos fraturados, perfurações e transporte apical). O teste do qui-quadrado com nível de significância de 0,05 foi usado para análise estatística. Frente a comparação dos métodos de exames por imagens não houve diferenças significantes (p>0,05). Na análise de erros de procedimentos (fraturas de instrumentos, perfurações e transportes apicais) não houve diferenças estatisticamente significantes nos níveis de operadores e nem entre grupos de dentes. Em vista da baixa incidência de erros de procedimentos durante o preparo de canais radiculares realizados por estudantes, a introdução de instrumentos de NiTi apresenta potencial no ensino da graduação. RP e TCFC permitiram detectar erros de procedimentos durante o preparo de canais radiculares, porém, a TCFC oferece maiores recursos para o diagnóstico.

Palavras-chave : nickel-titanium; rotary instruments; root canal preparation; dental education; cone beam computed tomography.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês