SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Effect of post type and restorative techniques on the strain and fracture resistance of flared incisor rootsEffect of etching time and light source on the bond strength of metallic brackets to ceramic índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Dental Journal

versão impressa ISSN 0103-6440

Resumo

LOPES, Michelle Cristina et al. Effect of monomer content in the monomer-polymer ratio on complete denture teeth displacement. Braz. Dent. J. [online]. 2011, vol.22, n.3, pp. 238-244. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402011000300010.

O propósito neste estudo foi verificar a movimentação linear de dentes em prótese total superior confeccionada com resina acrílica, proporcionada com conteúdo de monômero indicado pelo fabricante, com 25% de excesso ou com 25% a menos de monômero, nas técnicas de polimerização convencional e por microondas. Foram confeccionados 30 modelos, representando uma arcada maxilar desdentada com rebordo normal. As bases de prova e os planos de orientação foram confeccionados em cera e o conjunto montado em articulador semi-ajustável relacionado com um modelo inferior dentado. Depois da montagem dos dentes artificiais, a prótese foi moldada com silicone para duplicação das demais próteses. Foram confeccionados pontos referenciais para mensurações das distâncias entre os dentes, as quais foram analisadas com microscópio comparador linear antes e depois da desinclusão das próteses. As resinas acrílicas foram prensadas de modo convencional, alterando somente o conteúdo de monômero na proporção monômero-polímero recomendada pelo fabricante. Os dados da distância entre os dentes foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey (5%). Não houve diferença estatística entre os grupos com quantidade de monômero recomendada pelo fabricante e os grupos com 25% a mais ou 25% a menos de monômero, tanto na polimerização convencional como por microondas. A alteração do conteúdo de monômero e o tipo de polimerização (convencional ou por microondas) não exerceram influência na movimentação dental nas distâncias transversal e ântero-posterior.

Palavras-chave : teeth displacement; monomer-polymer ratio; resin types; complete denture.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês