SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Evaluation of different LED light-curing devices for bonding metallic orthodontic bracketsClinical management of a complicated crown-root fracture: a case report índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Dental Journal

versão impressa ISSN 0103-6440

Resumo

NAI, Gisele Alborghetti  e  GROSSO, Roque Nanci. Fine-needle aspiration biopsy of ameloblastic carcinoma of the mandible: a case report. Braz. Dent. J. [online]. 2011, vol.22, n.3, pp. 254-257. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402011000300013.

A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) para o diagnóstico dos tumores odontogênicos tem atraído pouca atenção. A presença de um diagnóstico pré-operatório ajuda a prevenir tratamentos sub-ótimos e evita recidivas no caso destes tumores. Um caso de PAAF de carcinoma ameloblástico é apresentado, ressaltando a eficácia deste método para o diagnóstico pré-operatório dos tumores odontogênicos. Paciente feminina, de 74 anos, com abaulamento indolor na região mandibular à direita. O RX panorâmico mostrou lesão radiolúscida no corpo da mandíbula. Realizada PAAF da área, cujos esfregaços citológicos mostraram arranjo em paliçada de células basalóides e presença de células de aspecto estrelar. Tais características citológicas levam ao diagnóstico de ameloblastoma, porém na presença de atipias celulares e de mitoses atípicas, como no presente caso, o diagnóstico deve ser de carcinoma ameloblástico. Após o diagnóstico a paciente foi submetida à quimioterapia. A PAAF é um método minimamente invasivo, seguro, rápido e barato para o diagnóstico de ameloblastomas benignos e malignos, que permite que os pacientes tenham um tratamento apropriado sem a necessidade de biópsia incisional, especialmente em casos neoplásicos.

Palavras-chave : fine-needle aspiration biopsy; cytology; ameloblastoma; odontogenic tumor.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês