SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Effect of high-concentrated bleaching agents on the bond strength at dentin/resin interface and flexural strength of dentinCytotoxicity of bovine and porcine collagen membranes in mononuclear cells índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Dental Journal

versão impressa ISSN 0103-6440

Resumo

PIERI, Fábio Alessandro et al. Bacteriostatic effect of copaiba oil (Copaifera officinalis) against Streptococcus mutans. Braz. Dent. J. [online]. 2012, vol.23, n.1, pp. 36-38. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402012000100006.

Este estudo avaliou a atividade inibitória do óleo de copaíba (Copaifera officinalis contra o microrganismo cariogênico, Streptococcus mutans. Para isso, foi realizado um teste de concentração mínima inibitória do óleo de copaíba contra S. mutans, utilizando a técnica de diluição seriada em caldo, com um controle negativo, um controle positivo (clorexidina a 0,12%) e uma solução de óleo de copaíba 10% como teste. Também foi conduzido um teste de concentração mínima bactericida com os tubos que apresentaram inibição microbiana. No teste de concentração inibitória mínima, o óleo de copaíba mostrou inibição do crescimento bacteriano em todas as concentrações testadas até 0,78 µL/mL da solução a 10% do óleo de copaíba no caldo. Além disso, o controle negativo não teve nenhuma inibição, e a solução de clorexidina 0,12% foi eficaz até 6,25 µL/mL no caldo. O óleo de copaíba mostrou uma atividade bacteriostática contra S. mutans em baixas concentrações, apresentando-se assim como uma opção de fitoterápico a ser utilizado contra bactérias cariogênicas na prevenção de cáries.

Palavras-chave : dentistry; cariology; antimicrobials; phytotherapics.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês