SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Treatment of Epulis Fissuratum with carbon dioxide laser in a patient with antithrombotic medication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440

Abstract

MEDEIROS JUNIOR, Rui et al. Giant sialocele following facial trauma. Braz. Dent. J. [online]. 2012, vol.23, n.1, pp. 82-86. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402012000100015.

Lesões na região parotídea e massetérica podem causar danos importantes secundariamente à injúrias de estruturas anatômicas nobres. A sialocele é observada como um aumento de volume facial associado a ruptura do ducto parotídeo devido a trauma. O objetivo deste artigo é relatar um caso de sialocele parotídea gigante traumática, por arma branca, em uma paciente de 40 anos de idade. Em virtude do insucesso de medidas conservadoras de tratamento, uma intervenção cirúrgica por meio de instalação de um dreno à vácuo foi proposta. Sob anestesia local, uma pequena incisão foi realizada adjacente ao ducto da papila parotídea, seguida de divulsão do plano muscular e drenagem de quantidade significativa de saliva. Um dreno à vácuo foi instalado e mantido por 15 dias objetivando formar um novo ducto salivar. Esta técnica se mostrou segura, efetiva e de baixo custo, proporcionando a completa resolução do caso; não sendo observada recidiva em acompanhamento de 28 meses.

Keywords : parotid gland; sialocele; face.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English