SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue21-Year clinical study of indirect resin composite restorations luted with a self-adhesive resin cement: effect of enamel etchingEffect of bleaching on sound enamel and with early artificial caries lesions using confocal laser microscopy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440

Abstract

AZEVEDO, Danielle Torres; FARAONI-ROMANO, Juliana Jendiroba; DERCELI, Juliana dos Reis  and  PALMA-DIBB, Regina Guenka. Effect of Nd:YAG laser combined with fluoride on the prevention of primary tooth enamel demineralization. Braz. Dent. J. [online]. 2012, vol.23, n.2, pp. 104-109. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402012000200003.

A maioria dos estudos que utilizam o laser Nd:YAG com ação preventiva são em dentes permanentes, e são escassos os estudos em dentes decíduos. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi avaliar in vitro o efeito do laser Nd: YAG combinado ou não com flúor na resistência ácida do esmalte decíduo após a indução de cárie artificial, através da avaliação de microdureza longitudinal e profundidade da desmineralização. Para tanto, foram selecionados 60 fragmentos de esmalte obtidos a partir da superfície bucal / lingual de molares decíduos irrompidos, os quais foram isolados com esmalte de unha e cera, deixando uma área exposta de 9 mm2 na superfície do esmalte. Os espécimes foram divididos aleatoriamente em 6 grupos (n = 10) de acordo com o tipo de tratamento: C- Controle: sem tratamento; APF: aplicação de gel flúor fosfato acidulado 1,23%; FV: aplicação de verniz fluoretado 5%; L: aplicação do Laser Nd:YAG 0,5 W/10 Hz no modo contato; APFL: aplicação de gel flúor fosfato acidulado + Laser Nd:YAG; FVL: aplicação de verniz fluoretado 5% + Laser Nd:YAG. Após os tratamentos, os espécimes foram submetidos a um ciclo de desremineralização para a indução de lesão de cárie artificial. Os dados de microdureza longitudinal (%LMC) foram avaliados pelo teste de Kruskal-Wallis e os dados de profundidade da desmineralização foram avaliados pelos testes ANOVA e Fisher’s LSD (α=5%). Observou-se que os grupos APFL e APF apresentaram menor percentual de perda de dureza (p<0,05). A profundidade de desmineralização foi menor em todos os grupos tratados em comparação com o controle. Em conclusão, o laser Nd: YAG associado ou não com flúor/verniz não foi mais efetivo do que o flúor sozinho para prevenir a desmineralização do esmalte durante o período experimental.

Keywords : enamel dental; primary teeth; Nd:YAG laser; fluoride.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English