SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Longitudinal clinical evaluation of post systems: a literature reviewCorrelation between maxillary central incisor crown morphology and mandibular dental arch form in normal occlusion subjects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440

Abstract

GALO, Rodrigo et al. Effects of chemical composition on the corrosion of dental alloys. Braz. Dent. J. [online]. 2012, vol.23, n.2, pp. 141-148. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402012000200009.

O objetivo deste estudo foi determinar o efeito do ambiente bucal na corrosão de diferentes ligas odontológicas, utilizando métodos eletroquímicos. Os índices de corrosão foram obtidos por meio das curvas de corrente-potencial e impedância eletroquímica (EIS). O efeito de saliva artificial na corrosão de ligas odontológicas foi dependente da composição. A dissolução dos íons ocorreu em todas as amostras e os resultados foram dependentes da composição da liga. Algumas mudanças na microestrutura foram observadas durante o estudo e influenciou o comportamento corrosivo das ligas investigadas. As ligas de Ni-Cr e Ni-Cr-Ti libertaram quantidade de 0,62 mg/L de íons Ni enquanto a liga de Co-Cr liberou entre 0,01 e 0,03 mg/L. As curvas potenciodinâmicas das ligas odontológicas mostraram que as ligas a base >70 wt% de Ni obtiveram curvas similares e a liga de Co-Cr apresentou a menor densidade de corrente e em consequência uma resistência alta a corrosão quando comparada as ligas à base de Ni. A baixa resistência à corrosão também levou a maior libertação de íons de níquel para o meio e a quantidade de Co liberado pela liga de Co-Cr-Mo foi relativamente pequena nas soluções. As quantidades de Cr liberada na saliva artificial pela liga de Co-Cr foi menor que a libertação de Cr pela liga à base de Ni.

Keywords : Corrosion; metal ions; metal (alloys); surface characterization.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English