SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Non-surgical retreatment of a failed apicoectomy without retrofilling using white mineral trioxide aggregate as an apical barrier author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440

Abstract

BATAGLION, César; HOTTA, Takami Hirono; MATSUMOTO, Wilson  and  RUELLAS, Carlos Ventura de Oliveira. Reestablishment of occlusion through overlay removable partial dentures: a case report. Braz. Dent. J. [online]. 2012, vol.23, n.2, pp. 172-174. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402012000200014.

A perda de dentes posteriores pode provocar o desequilíbrio do sistema estomatognático. As próteses parciais removíveis terapêuticas atuam como terapia reversível e não dispendiosa para os pacientes com desgastes dentais severos. Este trabalho apresenta um tratamento com as próteses parciais removíveis terapêuticas (overlay) em um paciente de 55 anos, do gênero masculino que apresentava atrição severa nos dentes superiores e inferiores, dor na articulação temporomandibular e dimensão vertical de oclusão reduzida. O tratamento consistiu em restabelecer a dimensão vertical de oclusão utilizando o Jig de Lucia, próteses parciais removíveis com reconstrução dos dentes desgastados e sem preparos. Esta terapia pode ser utilizada como uma alternativa de tratamento para a obtenção de estética, função e estabilidade oclusal em pacientes com desgastes dentais severos.

Keywords : overlay removable partial dentures; occlusal vertical dimension; stable occlusion.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English