SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Coronoid process hyperplasia: an unusual cause of mandibular hypomobility author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440

Abstract

BARATTO-FILHO, Flares et al. The challenges of treating a fused tooth. Braz. Dent. J. [online]. 2012, vol.23, n.3, pp. 256-262. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-64402012000300013.

Este caso descreve o tratamento multidisciplinar de um incisivo lateral superior permanente fusionado a um dente supranumerário, ambos apresentando necrose pulpar e lesão periapical. Paciente compareceu ao consultório se queixando de dor, edema e mobilidade do incisivo lateral superior. O preparo endodôntico foi realizado no sentido coroa-ápice e foi colocada pasta de hidróxido de cálcio como medicação intra-canal por 15 dias. A seguir, a obturação foi realizada pela termoplastificação da guta-percha. Após 18 meses, foram realizados exames clínicos e radiográficos indicando ausência de dor e edema. Dois anos após o tratamento endodôntico, o paciente retornou para o tratamento periodontal e estético. Nove meses depois, foi realizada tomografia computadorizada e observou-se presença de defeito periodontal e lesão periapical. Foi então indicada e planejada a cirurgia paraendodôntica. O dente supranumerário foi removido e a área de comunicação com o canal radicular do incisivo lateral foi preenchida; a loja cirúrgica foi preenchida com vidro bioativo e osso orgânico bovino desmineralizado. O tecido patológico da lesão periapical foi submetido à análise histopatológica sendo diagnosticado como cisto periapical. Um ano após a cirurgia parendodôntica, uma nova tomografia computadorizada mostrou neoformação óssea na região periapical do dente em questão. Doi anos após a cirurgia, a restauração foi trocada devido à motivos estéticos e uma radiografia periapical mostrou sucesso do tratamento (5 anos após o tratamento inicial). Um correto diagnóstico e plano de tratamento multidisciplinar é essencial para o sucesso do tratamento de dentes fusionados à dentes supranumerários.

Keywords : Fusion; apical surgery; cone-beam computed tomography; supernumerary tooth.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English