SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue6Molecular and Structural Evaluation of Dentin Caries-Like Lesions Produced by Different Artificial ModelsTensile Strength of Glass Fiber Posts Submitted to Different Surface Treatments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440

Abstract

RIPPE, Marilia Pivetta et al. Root Canal Filling: Fracture Strength of Fiber-Reinforced Composite-Restored Roots and Finite Element Analysis. Braz. Dent. J. [online]. 2013, vol.24, n.6, pp.619-625. ISSN 0103-6440.  https://doi.org/10.1590/0103-6440201301996.

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da técnica de obturação na resistência à fratura de raízes e analisar, por meio de análise de elementos finitos (AEF), a expansão do cimento endodôntico em duas diferentes técnicas de obturação. Trinta dentes humanos unirradiculares foram instrumentados com limas rotatórias, com um comprimento de trabalho padronizado (14 mm). Os espécimes foram embutidos em um cilindro plástico com resina acrílica, e distribuídos em 3 grupos (n=10): G(lateral) - condensação lateral; G(cone único) - cone único; G(tagger) - técnica híbrida de Tagger. Os canais radiculares foram preparados num comprimento de 11 mm com a broca de preparo do sistema de pinos de fibra reforçado por compósito. Todas as raízes receberam pinos de fibra de vidro, as quais foram adesivamente cimentadas, e a reconstrução do núcleo foi realizada com resina composta. Todos os grupos foram submetidos ao teste de resistência à fratura (1 mm/min, 45°). Os dados foram submetidos ao teste de análise de variância 1 fator. A AEF foi executada através de dois modelos: um simulou a técnica da condensação lateral e a técnica híbrida de Tagger, e o outro simulou a técnica do cone único. O último foi desenhado com a guta-percha duas vezes menor e com a espessura de cimento duas vezes maior que o primeiro modelo. Os resultados foram analisados usando o critério de tensão Von Mises. A análise de variância a um fator indicou que a técnica de obturação afetou a resistência à fratura (p=0.004). G(lateral) e G(tagger) obtiveram similares valores de resistência à fratura, enquanto G(cone único) apresentou os menores valores. A AEF mostrou que o modelo do cone único gerou um aumento de tensão nas paredes do canal radicular. A espessura do cimento pareceu influenciar a resistência à fratura dos dentes tratados endodonticamente e restaurados.

Keywords : rot canal filling; post; stress; finite element analysis.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )