SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Effects of Titanium Surfaces on the Developmental Profile of Monocytes/MacrophagesDetection of Organochlorine Compounds Formed During the Contact of Sodium Hypochlorite with Dentin and Dental Pulp author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440

Abstract

MORI, Graziela Garrido et al. Biocompatibility of a Calcium Hydroxide-Propolis Experimental Paste in Rat Subcutaneous Tissue. Braz. Dent. J. [online]. 2014, vol.25, n.2, pp.104-108. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-6440201302206.

Medicações intracanais são fundamentais para a desinfecção do sistema de canais radiculares e para a participação no reparo, a biocompatibilidade dos medicamentos deve ser considerada para não danificar os tecidos. Assim, esse estudo avaliou a biocompatibilidade de pasta experimental de hidróxido de cálcio associado à própolis em tecido subcutâneo de rato. Esse estudo foi conduzido em 15 ratos machos. Duas incisões foram feitas na região dorsal de cada animal para a introdução de 4 tubos. Um tubo estava vazio, um tubo tinha óxido de zinco e eugenol e os outros foram preenchidos com pasta experimental. Após 7, 14 e 30 dias, os animais foram mortos e os espécimes foram submetidos a preparação histotécnica. Os cortes histológicos foram analisados em microscópio de luz. Escores foram estabelecidos de acordo com o processo inflamatório e comparados estatisticamente por meio do teste de Tukey (p<0,05). A análise dos cortes histológicos evidenciou insignificante ou discreta presença de reação inflamatória em contato com o tubo vazio em todos os períodos estudados, enquanto que o tecido conjuntivo em contato com o óxido de zinco e eugenol mostrou inflamação moderada ou severa sem diferença ao longo dos períodos estudados. O tecido conjuntivo estava com inflamação moderada aos 7 dias quando em contato com a pasta; no entanto, aos 14 e 30 dias, o processo inflamatório foi discreto ou insignificante. A pasta experimental foi biocompatível com os tecidos após o 14° dia.

Keywords : biocompatibility; calcium hydroxide; Endodontics; propolis.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )