SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Use of Traditional Indian Plants in the Inhibition of Caries-Causing Bacteria - Streptococcus mutansSurface Characteristics of Reciprocating Instruments Before and After Use - A SEM Analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440

Abstract

PEDRAZZI, Vinícius et al. Clinical Evaluation of Residual Tetrasodium Pyrophosphate Released from Two Different Anticalculus Flosses. Braz. Dent. J. [online]. 2015, vol.26, n.2, pp.116-120. ISSN 0103-6440.  https://doi.org/10.1590/0103-6440201300093.

O objetivo deste estudo foi comparar o teor residual de pirofosfato de tetrasodio liberado por dois tipos diferentes de fio dental anti-cálculo (Reach PP(r) - polipropileno entrelaçado e Reach NT(r) - nylon texturizado) na cavidade oral. Dez indivíduos saudáveis (com idade entre 18 e 30 anos) foram selecionados para este estudo clínico em modelo crossover. Os participantes receberam instruções sobre como utilizarem os fios dentais e as intervenções foram randomicamente realizadas em 2 grupos de 5 participantes de acordo com o tipo de fio avaliado. O participantes foram instruídos a passarem cada fio dental em um total de 6 passadas ao redor dos 2 espaços interproximais dos dentes selecionados (3 passadas em cada face interproximal). Um período de washout de 1 semana foi utilizado antes do início do estudo e após cada intervenção com o objetivo de prevenir a ocorrência de viés relacionado à exposição de algum agente terapêutico. Amostras do fluido interdental após as intervenções foram avaliadas por meio de cromatografia de íons. A porcentagem residual de pirofosfato tetrassódico foi verificada empregando-se o método da cromatografia de íons, pela colheita do fluido interdental com cones de papel absorvente esterilizados. Os teores de pirofosfato tetrassódico residual foram comparados para cada fio dental e para cada tempo de colheita do fluido interdental. Não foram observadas diferenças significantes entre os grupos avaliados (p>0,05). Conclui-se que a composição do material e a estrutura física dos fios dentais não exerceram influência na liberação e na permanência do agente anti-tártaro, que permaneceu em níveis terapêuticos por um período de até 2 h após o uso único.

Keywords : dental floss; tetrasodium pyrophosphate; drug residue; entangled polypropylene dental floss; texturized nylon dental floss..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )