SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Influence of Resin Cements on Color Stability of Different Ceramic SystemsRelationship between Initial Attendance after Dental Trauma and Development of External Inflammatory Root Resorption índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Dental Journal

versão impressa ISSN 0103-6440versão On-line ISSN 1806-4760

Resumo

SCHIROKY, Priscila Raquel et al. Triazine Compound as Copolymerized Antibacterial Agent in Adhesive Resins. Braz. Dent. J. [online]. 2017, vol.28, n.2, pp.196-200. ISSN 1806-4760.  https://doi.org/10.1590/0103-6440201701346.

O objetivo desse estudo foi desenvolver e avaliar a adição de 1,3,5-triacryloylhexahydro-1,3,5-triazine a uma resina adesiva experimental em diferentes concentrações. Resinas adesivas experimentais foram obtidas a partir da mistura de 50% em peso de bisphenol A glycol dimethacrylate (BisGMA), 25% em peso de triethylene glycol dimethacrylate (TEGDMA), 25% em peso de hidroxietil metacrilato (HEMA) e sistema fotoiniciador. O composto de triazina foi adicionado em proporções de 1; 2,5 e 5% em peso a resina adesiva base e um grupo permaneceu sem a adição do composto de triazina como grupo controle. As resinas adesivas experimentais foram analisadas por atividade antibacteriana (n=3), grau de conversão (n=3) e degradação em solvente (n=3). A distribuição dos dados foi avaliada por teste de Kolmogorov-Smirnov, teste t pareado, ANOVA de uma via e Tukey, considerando nível de significância de 5%. Todos os grupos com adição de composto de triazina demonstraram atividade antibacteriana contra Streptococcus mutans (p<0,05). Todos os grupos atingiram mais de 70% de grau de conversão, mas não houve diferença estatística para essa propriedade química (p>0,05). A dureza Knoop inicial foi maior para os grupos com 2,5 e 5% de triazina (p<0,05) e ambos os grupos apresentaram menor variação percentual de dureza Knoop após degradação em solvente. No presente estudo, foi produzida uma resina adesiva antibacteriana com agente sem liberação para o meio, capaz de copolimerizar com a blenda comonomérica, melhorando as propriedades do material restaurador.

Palavras-chave : dentine-bonding agents; dental caries; anti-bacterial agents..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )