SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Top-100 Most Cited Dental Articles with Authors from BrazilCorrelation Between Volume of Root Canal, Cultivable Bacteria, Bacterial Complexes and Endotoxins in Primary Infection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440On-line version ISSN 1806-4760

Abstract

SUZUKI, Thaís Yumi Umeda et al. Do Irrigation Solutions Influence the Bond Interface Between Glass Fiber Posts and Dentin?. Braz. Dent. J. [online]. 2019, vol.30, n.2, pp.106-116.  Epub Apr 04, 2019. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-6440201901963.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência de união e permeabilidade da interface de pinos de fibra de vidro nos diferentes terços da dentina intrarradicular (cervical, médio e apical) submetidos a diferentes agentes irrigantes. Noventa dentes unirradiculares humanos foram submetidos ao tratamento endodôntico e foram divididos em cinco grupos de acordo com os agentes irrigantes: água destilada, hipoclorito de sódio 5,25%, ácido poliacrílico 25%, clorexidina 2% e dispersão de nanopartícula de prata à 23 ppm. Os grupos foram divididos em 3 subgrupos (n=6) de acordo com a técnica adotada para cimentação adesiva dos pinos de fibra de vidro: Grupo SBU: sistema adesivo ScotchbondTM Universal + cimento resinoso RelyX ARC; Grupo U200: cimento resinoso autoadesivo RelyX U200; Grupo MCE: cimento resinoso autoadesivo Maxcem Elite. A resistência de união e a permeabilidade da interface foram mensurados em diferentes áreas da dentina intrarradicular. Os dados foram submetidos a ANOVA e teste de Fisher (a=0,05). Amostras representativas foram levadas à microscopia eletrônica de varredura. A solução de nanopartícula de prata apresentou os maiores valores de resistência de união em todos os terços analisados para o grupo SBU. No grupo U200, os maiores valores foram encontrados para a solução de hipoclorito de sódio, com diferença para o ácido poliacrílico. Observou-se uma diminuição nos valores de resistência de união na direção cérvico-apical para o grupo MCE e o mesmo comportamento foram encontrados para os demais grupos. Com relação a permeabilidade da interface, o uso da solução de nanopartícula de prata resultou em menores valores nos terços cervical e apical. Houve diminuição dos valores de resistência de união no sentido cérvico-apical. As diferentes soluções irrigantes, bem como a profundidade intrarradicular influenciaram a resistência de união e permeabilidade da interface dos materiais adesivos ao substrato dentinário. A nanopartícula de prata pode ser utilizada como agente irrigador do conduto radicular previamente à cimentação de pinos de fibra de vidro.

Keywords : resin cement; dentin; nanoparticles; silver; push-out strength.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )