SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Surface Topography, Gloss and Flexural Strength of Pressable Ceramic After Finishing-Polishing ProtocolsOrofacial Dysfunction In Cleft And Non-Cleft Patients Using Nordic Orofacial Test - A Screening Study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440On-line version ISSN 1806-4760

Abstract

SIQUEIRA, Fabiana Suelen Figuerêdo de et al. Effect of Self-Etching Primer Associated to Hydrofluoric acid or Silane on Bonding to Lithium Disilicate. Braz. Dent. J. [online]. 2019, vol.30, n.2, pp.171-178.  Epub Apr 04, 2019. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-6440201902366.

Avaliar o efeito da combinação de ácido fluorídrico ou silano com o primer autocondicionante de cerâmicas sobre a eficácia da união imediata e após 1 ano de armazenamento em água, padrão de condicionamento e interação química desses tratamentos com o dissilicato de lítio. Um total de 16 blocos CAD/CAM de dissilicato de lítio (DL) foram cortados em quatro seções quadradas (n=64). Os espécimes de DL foram divididos em 4 grupos: 1) ácido fluorídrico a 5% + silano (HF + SI); 2) primer autocondicionante de cerâmica (MEP); 3) HF + MEP; 4) MPE + SI. Após cada tratamento, o sistema adesivo foi aplicado e as matrizes Tygon foram preenchidas com cimento resinoso dual (Variolink® II), seguido de fotopolimerização. Espécimes em forma de cilindro (0.8 mmÆ x 0.5 mm), foram armazenados em água (37 °C por 24h ou 1 ano) e submetidos ao teste μSBS (ANOVA dois fatores e teste de Tukey; a=0,05). Para avaliação das interações químicas por Espectroscopia Raman, os espécimes de DL foram divididos em 3 grupos (n=4): 1) sem tratamento (DL); 2) HF + SI; e 3) MEP. Para avaliação do padrão de condicionamento da superfície cerâmica após os tratamentos por MEV, os espécimes de DL foram divididos em 3 grupos (n=3): 1) DL; 2) HF; 3) MEP; e 4) HF + MEP. Ambos os métodos foram avaliados apenas qualitativamente. Não foi observada diferença significativa na μSBS imediata entre os grupos (p=0,73), mas após 1 ano de armazenamento das amostras em água, reduziu μSBS (p>0,0001). HF ou HF + MEP produziram uma maior dissolução da matriz vítrea do que o uso de MEP sozinho. Após a aplicação de SI e MEP, observou-se redução de ligações de siloxano, sugerindo o acoplamento da camada de silano na superfície do DL. O primer autocondicionante cerâmico pode ser uma alternativa ao tratamento cerâmico tradicional, uma vez que a interação química e a resistência de união a longo prazo, quando comparada ao tratamento tradicional foram estatisticamente semelhantes. A associação de ácido fluorídrico ou agente de acoplamento silano com um primer autocondicionante de cerâmicas não agregou nenhum benefício em termos de interação química e estabilidade.

Keywords : hydrofluoric acid; shear strength; silanes; adhesion.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )