SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Prostaglandin E2 Induces Expression of Mineralization Genes by Undifferentiated Dental Pulp CellsEffects of Calcium Hypochlorite and Octenidine Hydrochloride on L929 And Human Periodontal Ligament Cells author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440On-line version ISSN 1806-4760

Abstract

NANDARANI, Ratih Elisa; WIDJIASTUTI, Ira  and  MOODUTO, Latief. Pulp Fibroblast Cell Apoptosis After Application of Hema Dentine Bonding Material with Ethanol and Water Solvent. Braz. Dent. J. [online]. 2019, vol.30, n.3, pp.208-212.  Epub June 03, 2019. ISSN 0103-6440.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-6440201902524.

Os principais materiais para adesão dentinária em restaurações de resina composta são o 2-hidroxietil metacrilato (HEMA). O HEMA possui propriedades físicas e químicas benéficas e estáveis, ainda que tóxicas. A adição de etanol ou água pode reduzir o efeito tóxico do HEMA. O solvente etanol possui uma menor capacidade de ligação H em comparação com o solvente água, de modo que pode ligar menos radicais livres do monômero residual. Este trabalho teve como objetivo analisar a apoptose pela aplicação de adesivos dentinários com solventes etanol e água. Células de cultura de fibroblastos foram obtidas a partir do terceiro molar extraído, por meio do método de tripsinaion. As células foram divididas em 4 grupos como confluentes: cultura celular sem tratamento como controle, cultura celular com arcabouço de quitosana, cultura celular com arcabouço e adesivo dentinário polimerizado com solvente etanol ou água. A observação da apoptose foi realizada utilizando o método imunohistoquímico com coloração com brometo de etídio e acridina laranja, sob microscópio de fluorescência com aumento de 40´. Houve uma diferença significativa entre os grupos (p = 0,0001), mas não houve diferenças entre os solventes. A taxa de apoptose em cultura de células de fibroblastos expostos à adesão baseada em HEMA com solvente etanol foi de 67%, enquanto as células expostas à adesão baseada em HEMA com solvente de água foi de 44%. O efeito da adesão dentinária com solvente etanol e solvente água sobre a taxa de apoptose de células de fibroblastos de polpa não é diferente.

Keywords : dentine bonding; apoptosis; 2-hydroxyethyl methacrylate; ethanol solvent; water solvent.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )