SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue5Interfacial Properties and Bottom/Top Hardness Ratio Produced by Bulk Fill Composites in Dentin CavitiesEffect of Magnification during Post Space Preparation on Root Cleanness and Fiber Post Bond Strength author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Dental Journal

Print version ISSN 0103-6440On-line version ISSN 1806-4760

Abstract

BASTOS, Laura Alves et al. Effects of Papain-Based Gel Used For Caries Removal on Macrophages and Dental Pulp Cells. Braz. Dent. J. [online]. 2019, vol.30, n.5, pp.484-490.  Epub Oct 07, 2019. ISSN 0103-6440.  https://doi.org/10.1590/0103-6440201902560.

O gel à base de papaína é utilizando para remoção químico-mecânica do tecido cariado e apresenta propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias Entretanto, seu efeito sobre as células da polpa dentárias e macrófagos é desconhecido. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar o efeito de um gel de papaína (Papacárie Duo®) em células indiferenciadas da polpa dentária e a capacidade de induzir a ativação e síntese de mediadores inflamatórios por macrófagos estimulados com lipopolissacarídeo bacteriano (LPS). O gel de papaína foi diluído nas concentrações de 0,5 e 5%. Células indiferenciadas da polpa dentária OD-21 e macrófagos J774.1 foram mantidos em cultura com os diferentes estímulos por um período de estimulação de 24 h para realização do teste de citotoxicidade (Ensaio LDH) e para avaliação da viabilidade celular (Ensaio Colorimétrico MTT). A seguir foi realizada avaliação da expressão gênica relativa dos genes Ibsp, Runx2 e Spp1 em células OD-21; e dos genes Il10, Mmp9, Ptgs2 e Tnf em células J774.1, pelo método de transcrição reversa e reação em cadeia de polimerase em tempo real (qRT-PCR), após estimulação pelo período de 24 h. O extrato do gel diluído a 5% foi citotóxico às células da polpa dental, reduziu a viabilidade celular, inibiu a expressão de Runx2 e Ibsp e estimulou a expressão de Spp1. Em macrófagos, o extrato do gel foi citotóxico e reduziu a viabilidade celular na concentração de 5%. O LPS inibiu a viabilidade celular na presença ou não do extrato do gel, sem apresentar citotoxicidade. O extrato do gel induziu a expressão de Ptgs2 e Il10, sem alterar Tnf e Mmp9. O extrato do gel de papaína foi citotóxico, dependente da concentração, tanto em células da polpa dentária como em macrófagos, sem alterar a viabilidade celular. Interessantemente, apresentou efeito inibitório na diferenciação de células da polpa dentária e modulou a ativação de macrófagos estimulados com LPS. No tecido pulpar, o Papacárie Duo® poderia impedir a dentinogênese de reparação, porém ativar macrófagos para desempenhar seu papel na inflamação e defesa.

Keywords : papain-based gel; macrophages; dental pulp cells; chemo-mechanical caries removal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )