SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Estratégias competitivas e prioridades competitivas da manufatura: um estudo exploratório índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Production

versión impresa ISSN 0103-6513

Resumen

SALERNO, Mário Sergio. Mudança organizacional e trabalho direto em função de flexibilidade e perfomance da produção industrial. Prod. [online]. 1994, vol.4, n.1, pp. 5-22. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65131994000100001.

Dentre os inúmeros aspectos, análises e formas de abordagem que o processo de reestruturação produtiva comporta, as questões organizacionais e de caracterização da atividade de trabalho merecerão nossa atenção neste texto. As questões organizacionais ganharam notoriedade, tanto pelo fracasso de inúmeras tentativas de automação quanto pelos sistemas tipo just in time ou grupos semi-autônomos, ainda que seja muito mais ampla; as questões relativas à atividade de trabalho na empresa "reestruturada"não mereceram tanto destaque nas discussões teóricas, metodológicas ou práticas, sendo restritas a grupos pequenos de analistas, pesquisadores e agentes diretos (gerência, trabalhadores e sindicatos) mas são fundamentais tanto para um aprofundamento da discussão de qualificação e formação profissional, quanto para instrumentalizar o incremento do desempenho dos sistemas de produção. Teremos então duas unidades de análise: a empresa, e a atividade de trabalho em si. Abordemos, inicialmente, os parâmetros que conformam as trajetórias organizacionais das empresas, passando para a discussão das alternativas organizacionais e tecnológicas que as viabilizam, desembocando na discussão do trabalho.

Palabras llave : Organização do Trabalho; Flexibilidade; Reestruturação Produtiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués