SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Planejamento estratégico na indústria imobiliária: evidências de mercado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Production

versão impressa ISSN 0103-6513

Resumo

FREITAS, Carlos Machado de  e  PORTO, Marcelo Firpo de Souza. Aspectos sociais e qualitativos nas análises de causas de acidentes industriais em sistemas tecnológicos complexos. Prod. [online]. 1997, vol.7, n.1, pp. 33-55. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65131997000100003.

Utilizando como referências contribuições oriundas principalmente das ciências sociais e da ergonomia, o presente artigo visa sistematizar aspectos sociais e qualitativos considerados importantes na análise de causas de acidentes em sistemas tecnológicos complexos, particularmente no contexto das indústrias químicas. A partir da caracterização dos sistemas tecnológicos e dos seus riscos de acidentes, busca-se demonstrar os limites das técnicas usuais de identificação de perigos e estimativa de probabilidades. Aponta-se para a necessidade de superar as atuais limitações nas análises de causas de acidentes, principalmente em um país como o Brasil, cujas características sociais, econômicas e institucionais tornam mais complexa a prevenção e o controle destes riscos industriais.

Palavras-chave : análise de acidentes; acidentes industriais; sistemas tecnológicos complexos; indústria química.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português