SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A aplicação do QFD no desenvolvimento de software: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Production

versão impressa ISSN 0103-6513

Resumo

MUNDIM, Ana Paula Freitas; ORTEGA, Luciane Meneguin  e  VILA, Eduardo. Otimizando o uso de sistemas de telecooperação: uma abordagem dos aspectos humanos. Prod. [online]. 2000, vol.10, n.1, pp. 77-86. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132000000100005.

Devido a competição internacional, as empresas de manufatura estão investigando novos processos de integração visando manter suas posições competitivas. A implementação de sistemas de telecooperaçao representa uma abordagem direcionada pela combinação de modernas tecnologias de informação e pela integração de processos cooperativos. Entretanto, para se alcançar os benefícios que o uso dos sistemas de telecooperação podem proporcionar, as empresas necessitam organizar suas equipes de trabalho, segundo alguns critérios. O objetivo deste artigo é descrever não só a funcionalidade destes sistemas no contexto da manufatura, mas também apresentar os principais critérios para a formação de eficientes equipes de trabalho a distância. O artigo ainda apresenta dois casos práticos ilustrando a importância destes critérios.

Palavras-chave : telecooperação; sistemas colaborativos; trabalho em grupo e cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português