SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Aplicação da análise de variância na implantação do CEP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

FERNANDES, Flavio Cesar F.  and  RIOS, Evelyn. Alocação de referees para avaliar trabalhos submetidos a um congresso de grande porte: modelo e caso ENEGEP. Prod. [online]. 2001, vol.11, n.1, pp. 5-15. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132001000100001.

Este artigo apresenta uma experiência real de implantação de um modelo de Pesquisa Operacional para realizar a alocação de referees para avaliar trabalhos submetidos a um congresso de grande porte. Utilizando os dados reais do XV ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção)/ I ICIE (First International Congress of Industrial Engineering), foi mostrada a grande superioridade do método computadorizado sobre o método real. No congresso seguinte XVI ENEGEP / II ICIE o modelo efetuou a alocação de 403 referees para avaliar 954 trabalhos. O modelo se mostrou totalmente validado e algumas imprecisões que surgiram se deveu a informações não totalmente corretas sobre alguns referees. E também apresentado o uso deste modelo no processo de avaliação de trabalhos ligados à área de Gerência submetidos ao XXI ENEGEP Nas conclusões são feitas algumas considerações que poderão ser incorporadas em futuros congressos no sentido de aprimorar ainda mais o processo de avaliação de trabalhos, que sem dúvida alguma, é um dos processos mais críticos na organização de congressos científicos de grande porte.

Keywords : alocação de referees; organização de congresso; linguagem de modelagem; otimização matemática; alocação de recursos; programação linear zero-um; programação linear binária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese