SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Aplicação da análise de variância na implantação do CEP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Production

versão impressa ISSN 0103-6513

Resumo

FERNANDES, Flavio Cesar F.  e  RIOS, Evelyn. Alocação de referees para avaliar trabalhos submetidos a um congresso de grande porte: modelo e caso ENEGEP. Prod. [online]. 2001, vol.11, n.1, pp.5-15. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132001000100001.

Este artigo apresenta uma experiência real de implantação de um modelo de Pesquisa Operacional para realizar a alocação de referees para avaliar trabalhos submetidos a um congresso de grande porte. Utilizando os dados reais do XV ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção)/ I ICIE (First International Congress of Industrial Engineering), foi mostrada a grande superioridade do método computadorizado sobre o método real. No congresso seguinte XVI ENEGEP / II ICIE o modelo efetuou a alocação de 403 referees para avaliar 954 trabalhos. O modelo se mostrou totalmente validado e algumas imprecisões que surgiram se deveu a informações não totalmente corretas sobre alguns referees. E também apresentado o uso deste modelo no processo de avaliação de trabalhos ligados à área de Gerência submetidos ao XXI ENEGEP Nas conclusões são feitas algumas considerações que poderão ser incorporadas em futuros congressos no sentido de aprimorar ainda mais o processo de avaliação de trabalhos, que sem dúvida alguma, é um dos processos mais críticos na organização de congressos científicos de grande porte.

Palavras-chave : alocação de referees; organização de congresso; linguagem de modelagem; otimização matemática; alocação de recursos; programação linear zero-um; programação linear binária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons