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Potencialidades de mudanças na graduação em engenharia de produção geradas pelas diretrizes curriculares

Potentialities of changes in the production engineering undergraduate courses generated by the curricular guidelines

Este artigo analisa as potencialidades de mudanças nos cursos de graduação em Engenharia de Produção geradas pela Resolução que institui as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Engenharia. Considerando-se competência como o elemento-chave das Diretrizes Curriculares, estudam-se diversas abordagens e propõe-se uma conceituação de competência.Como princípios relevantes da competência para o ensino de graduação em Engenharia de Produção, identificam-se: o enfrentamento de situações complexas e um novo olhar sobre o ensino, a pesquisa e a extensão; a mobilização e a interdisciplinaridade dos conhecimentos, habilidades e atitudes; e a singularidade da formação e da progressão da aprendizagem das competências. Em estudo de caso realizado no curso de graduação da EESC, analisa-se como as Diretrizes Curriculares, em especial o conceito de competência, geraram e causaram mudanças. Três momentos deste curso de graduação são analisados: a elaboração de projeto pedagógico, a reestruturação curricular e a gestão estratégica da graduação.

Engenharia de produção; curso de graduação; diretrizes curriculares; competência; projeto pedagógico


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