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O problema da co-especialização no desenvolvimento colaborativo de novos produtos

The co-specialization problem in collaborative new product development

As abordagens cooperativas têm substituído algumas abordagens antagonistas na cadeia de valor, dando origem a relacionamentos inter-empresariais colaborativos. Um dos grandes desafios destas abordagens cooperativas tem sido o desenvolvimento de novos produtos envolvendo empresas industriais ao longo da cadeia de valor, especialmente os fornecedores e os seus clientes (produtores), devido fundamentalmente à complexidade do produto e à evolução dos interesses estratégicos das empresas intervenientes.A natureza destas colaborações varia conforme o tipo de indústria, o tipo de parceiros e o tipo de inovação introduzida. Embora alguns modelos tenham sido desenvolvidos com o intuito de explicar a progressiva integração dos fornecedores no negócio-chave do produtor, o artigo pretende abordar as diferentes teorias da inovação, relacioná-las com a mudança tecnológica no contexto específico da mudança partilhada entre empresas ao longo da cadeia de valor, de forma a mostrar, por intermédio do conceito de co-especialização, que há situações desvantajosas para o fornecedor que tornam potencialmente inviáveis algumas abordagens cooperativas.Metodologicamente foi seguida uma abordagem teórica para expor tanto os conceitos como as conclusões. No final do artigo são apresentadas algumas recomendações que apontam no sentido do aprofundamento dos relacionamentos colaborativos, sobretudo, em duas situações completamente diferentes e que se relacionam com a co-especialização dos parceiros e com o tipo de produto transacionado entre ambos.

Estratégias de inovação; estratégias tecnológicas; desenvolvimento colaborativo


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