SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Identificação de variáveis fora de controle em processos produtivos multivariadosSistemas ERP: características, custos e tendências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Production

versão impressa ISSN 0103-6513

Resumo

BARRELLA, Flávio A.; ALMEIDA, Cecília M. Villas Boas de  e  GIANNETTI, Biagio F.. Ferramenta para tomada de decisão considerando a interação dos sistemas de produção e o meio ambiente. Prod. [online]. 2005, vol.15, n.1, pp. 87-101. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132005000100008.

Diagramas ternários são apresentados como ferramenta gráfica no auxílio da contabilidade ambiental e tomada de decisões ambientais baseadas na análise emergética. Além de inquestionáveis vantagens da interpretação gráfica sobre análise de tabelas, o uso dos diagramas ternários, largamente empregados para a avaliação da físico-química de diagrama de fases para sistemas de três componentes, permite o uso das propriedades do diagrama de fases para avaliação da dependência dos sistemas sobre entradas renováveis e não-renováveis e a avaliação do suporte ambiental para diluição e redução de emissões dos processos e da eficiência dos sistemas. A imediata visualização dos dados da contabilidade emergética permite a comparação de processos e sistemas com e sem serviços dos ecossistemas, para avaliar melhorias e acompanhamento do desempenho dos sistemas ao longo do tempo. Com a objetividade dos diagramas ternários, aspectos como a interação entre sistemas e a interação entre sistemas e meio ambiente podem ser prontamente reconhecidos e avaliados.

Palavras-chave : Sistemas de produção; ferramenta gráfica; diagrama ternário; sustentabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português