SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Printing and writing paper export Brazilian industry international competitiveness by the value chain índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Production

versión impresa ISSN 0103-6513

Resumen

SAURIN, Tarcisio Abreu. Segurança no trabalho e desenvolvimento de produto: diretrizes para integração na construção civil. Prod. [online]. 2005, vol.15, n.1, pp. 127-141. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132005000100011.

Este trabalho apresenta diretrizes para a integração de requisitos de segurança no trabalho à etapa de desenvolvimento de produto (DP) na construção civil. As diretrizes foram desenvolvidas a partir de entrevistas com um grupo de sete projetistas da construção civil, uma entrevista com a projetista de ar condicionado e um estudo exploratório de integração da segurança ao processo de DP. Embora as entrevistas tenham indicado que a integração ainda é uma prática pouco disseminada na construção, a preocupação com a segurança do usuário final, assim como a boa receptividade a uma futura lei que obrigue a integração da segurança aos projetos (como já existe na União Européia), são indícios da viabilidade da mudança desta realidade. Em termos operacionais, propõe-se que a integração esteja fundamentada na adoção do ciclo de gerenciamento de riscos em cada etapa do projeto, assim como em bancos de dados de medidas práticas de integração adequadas à realidade nacional. Além disso, há amplas oportunidades para que a segurança seja considerada como mais uma dimensão nas técnicas e modelos existentes de desenvolvimento de produto.

Palabras llave : Segurança no trabalho; desenvolvimento de produto; gerenciamento de riscos; construção civil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués