Acessibilidade / Reportar erro

Projetos de veículos automotores: fatores críticos de sucesso no lançamento

Automobile project management: critical success factors in product start-up

A identificação dos chamados fatores críticos de sucesso no lançamento de veículos automotores é extremamente importante ainda na fase de desenvolvimento do projeto. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi validar os fatores identificados pelos prognósticos de Porter para o lançamento de novos produtos e/ou pelos estudos de Daniel e Rockart na indústria automobilística americana entre os anos 1960 e 1980. Como referenciais teóricos foram utilizados os fatores críticos de sucesso de Rockart e o modelo de ciclo de vida de Porter. Partindo da literatura existente sobre o assunto e das deduções via prognósticos, foram identificados e validados, através de pesquisa de campo em duas montadoras instaladas na região Sul Fluminense do País, cinco fatores críticos de sucesso.

Fatores críticos de sucesso; lançamento de produtos; projetos de veículos automotores; gestão do produto; fatores humanos e tecnológicos da competitividade


Associação Brasileira de Engenharia de Produção Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, 128 - 2º andar - Room 231, 05508-900 São Paulo - SP - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: production@editoracubo.com.br