SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Joint optimization of X-bar - S or X-bar - R charts: an easily implemented procedureRobust parameter design in signal-response systems: comparison of modeling and analysis methods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Production

Print version ISSN 0103-6513On-line version ISSN 1980-5411

Abstract

CLARO, Fernando Antonio Elias; COSTA, Antonio Fernando Branco  and  MACHADO, Marcela Aparecida Guerreiro. Gráficos de controle de EWMA e de X-barra para monitoramento de processos autocorrelacionados. Prod. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp.536-546. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132007000300010.

Este artigo trata dos gráficos de controle de EWMA e de X-barra utilizados no monitoramento de processos cujas observações podem ser descritas por um modelo auto-regressivo de primeira ordem. Os gráficos são planejados levando em conta a correlação em série e utilizando-se o conceito de subgrupos racionais como estratégia de amostragem. As propriedades das cartas de controle são obtidas e comparadas. Os resultados numéricos mostram que a correlação positiva dentro dos subgrupos afeta o desempenho dos gráficos. O gráfico de EWMA é substancialmente mais ágil do que o gráfico de X-barra na detecção de perturbações no processo, especialmente quando tais perturbações geram pequenos desajustes na média.

Keywords : Autocorrelação; número médio de amostras até o sinal; gráfico de controle da média móvel ponderada exponencialmente; modelo autoregressivo de primeira ordem; controle estatístico do processo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License