SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Uncertainty effect analysis on time to failure estimates through accelerated life testsContinuous improvement in ISO 9001:2000 enviroment: case study in two companies of automotive sector índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Production

versión impresa ISSN 0103-6513

Resumen

FERNANDES, Marcelo Machado  y  TURRIONI, João Batista. Seleção de projetos Seis Sigma: aplicação em uma indústria do setor automobilístico. Prod. [online]. 2007, vol.17, n.3, pp. 579-591. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132007000300013.

O Seis Sigma vem ganhando, cada vez mais, espaço nas empresas como uma metodologia bastante eficaz à solução de problemas estruturais através da diminuição da variação de processos e fornecimento de produtos e serviços dentro das necessidades dos clientes. A principal forma com que se busca atingir tal objetivo é através do desenvolvimento de projetos de melhorias. Sendo assim, um tema bastante importante a ser discutido é o processo de seleção de tais projetos, que serão gerenciados através desta metodologia. Neste artigo é apresentada uma análise em uma indústria do setor automobilístico, quanto ao seu processo de seleção de projetos Seis Sigma. Deste trabalho foi possível constatar influência positiva do referido processo no desenvolvimento dos projetos, por exemplo, quanto ao tempo médio de desenvolvimento e ganhos financeiros obtidos, o que vem de encontro ao que a literatura tem sinalizado.

Palabras llave : Seis Sigma; seleção de projetos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués