SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Método para avaliar desenvolvimento sustentável: técnicas para escolha e ponderação de aspectos e dimensõesImplementação da gestão de portfolio de novos produtos: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Produção

versão impressa ISSN 0103-6513

Resumo

SCHRODER, Ronnie Peterson  e  MARCONDES, Paulo Victor Prestes. Análise do valor na conformação de tailored-blanks. Prod. [online]. 2008, vol.18, n.2, pp. 375-387. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132008000200013.

Uma forma encontrada na indústria automobilística de reduzir os consumos associados à fabricação é a utilização de chapas de diferentes espessuras soldadas a laser. Essas chapas são comercialmente denominadas de tailored blanks, onde os principais objetivos são as reduções do peso e do custo final do produto. As abordagens da análise do valor em tailored blanks se tornam cada vez mais adequada visto esta ser uma tecnologia cada vez mais usada na produção de veículos. A peça em estudo foi o reforço interno da porta dianteira de um veículo quatro portas nacional. O objetivo deste trabalho foi à utilização da metodologia da Análise do Valor, na obtenção de resultados financeiros que possam tornar o produto mais competitivo, segundo a análise das funções do produto. Como resultado destaca-se que o custo no Brasil da utilização de tailored blanks, para a peça de tamanho médio que foi estudada em 2004, mostrou-se financeiramente inviável. O custo de manufatura por estampagem é muito superior à economia gerada pela redução de consumo da matéria-prima.

Palavras-chave : Análise do valor; chapas soldadas a laser; estampagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português