SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Soybeans marketing strategies: portfolio analysis; under risk conditionsLogistic network profitability analysis: a new computing method índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Production

versión impresa ISSN 0103-6513

Resumen

BANDEIRA, Denise Lindstrom; BECKER, João Luiz  y  BORENSTEIN, Denis. Sistema para distribuição integrada de contêineres cheios e vazios. Prod. [online]. 2008, vol.18, n.3, pp. 452-468. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132008000300004.

Este artigo apresenta um modelo de rede integrado combinando realocação de contêineres vazios e operações de transbordo de contêineres cheios e vazios, visando auxiliar gestores no tratamento do desequilíbrio normalmente existente entre quantidades de contêineres de exportação e de importação. Na rede, os nós representam clientes, companhias de leasing, portos e depósitos em terra; os arcos representam rotas de transporte. O modelo matemático subjacente opera em estágios. Primeiro, a demanda de contêineres vazios é ajustada, considerando suprimentos e demandas globais. A seguir, um modelo de transbordo determina a solução de mínimo custo, utilizando programação linear. Os roteiros de transporte são registrados e controlados dinamicamente, repetindo os estágios ciclicamente, para um dado horizonte de tempo. O modelo é flexível, permitindo a configuração de vários parâmetros. Um sistema de simulação foi implementado utilizando parâmetros gerados aleatoriamente, a fim de avaliar a complexidade do modelo, testar diferentes soluções e verificar a formulação matemática.

Palabras llave : Distribuição de contêineres; transporte; programação linear; heurísticas; sistema de apoio à decisão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués