SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Relacionamento interorganizacional na cadeia de suprimentos: um estudo de caso na indústria da construção civilAnálise da utilização de técnicas e ferramentas no programa Seis Sigma a partir de um levantamento tipo survey índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Production

versão impressa ISSN 0103-6513

Resumo

MELLO, Luiz Carlos Brasil de Brito  e  AMORIM, Sérgio Roberto Leusin de. O subsetor de edificações da construção civil no Brasil: uma análise comparativa em relação à União Europeia e aos Estados Unidos. Prod. [online]. 2009, vol.19, n.2, pp. 388-399. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132009000200013.

O artigo tem como objetivo principal comparar o desempenho da construção europeia e da norte-americana, tomadas como benchmarking internacional, em relação à situação brasileira, de modo a identificar possíveis ações que contribuam para diminuir as diferenças de desempenho. Descreve-se, de modo sucinto, como a Construção Civil brasileira se insere no contexto econômico do país e são discutidos quais os principais problemas enfrentados e os desafios futuros. Ao mesmo tempo, pretende iniciar a discussão acerca das possíveis soluções para estes problemas. É traçado, também, um breve panorama da Construção Civil na União Europeia, os desafios e problemas a serem enfrentados hoje e nos próximos anos. Apresentam-se, sucintamente, estudos que debatem tais problemas, apontando caminhos e possíveis soluções. Em relação aos EUA, procura-se caracterizar a atual situação da construção civil, tendo como premissa a mesma apresentação feita para o Brasil e a União Europeia. Portanto, busca-se proporcionar um nivelamento da situação, importância, problemas e possíveis soluções para a Construção Civil dentre os três países. Assim, é possível tecer comparações entre os três, permitindo opções para as situações onde a Construção Civil brasileira esteja em desvantagem frente aos EUA e à UE.

Palavras-chave : Construção civil; edificações; modernização; benchmarking.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português