SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1The systems approach to the Production Engineering researchEnvironmental and quality certifiable management systems: guidelines for integration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Production

Print version ISSN 0103-6513

Abstract

SELLITTO, Miguel Afonso; BORCHARDT, Miriam  and  PEREIRA, Giancarlo Medeiros. Presença dos princípios da mentalidade enxuta e como introduzi-los nas práticas de gestão das empresas de transporte coletivo de Porto Alegre. Prod. [online]. 2010, vol.20, n.1, pp. 15-29.  Epub Mar 26, 2010. ISSN 0103-6513.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132010005000009.

Este artigo apresenta uma pesquisa que investigou a presença dos princípios da mentalidade enxuta na indústria do transporte coletivo de Porto Alegre. Os procedimentos foram: mensuração do grau de presença dos princípios da mentalidade enxuta na gestão das quinze empresas de transporte coletivo por ônibus de Porto Alegre; teste da confiabilidade das respostas e separação das empresas em aglomerados, segundo a intensidade da presença; e estudos de caso com os aglomerados extremos, a associação de classe e a operadora pública influente na indústria. Um achado dos casos é que a indústria tem capacidade de aprendizagem e aceitaria uma abordagem indutiva e prática, baseada em Benchmarking, com operações de fabricação de classe mundial, para modificação de seus modelos de gestão. Também emergiu que a indústria teria dificuldades com abordagens dedutivas formalizadas, que incluam atividades acadêmicas.

Keywords : Mentalidade enxuta em transportes; Benchmarking em transportes; Aprendizagem em transportes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese